Como William Shakespeare salvou a carreira do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de novembro de 2023
A banda Dream Theater, maior nome da história do Metal Progressivo, possui uma carreira sólida, além de ter muitos fãs espalhados pelo mundo. Fundado em 1985, o Dream Theater ocupa um lugar de destaque no cenário da música pesada, porém, o grupo viveu dias difíceis entre o final da década de 1980 e o início dos anos 90.
Dispensa da gravadora, vocalista demitido e incerteza
O primeiro disco do Dream Theater, intitulado "When Dream And Day Unite", foi lançado em março de 1989. Embora tenha recebido boas críticas, o álbum não foi exatamente um sucesso de vendas, o que fez a banda ser dispensada pela gravadora Mechanic/MCA. Para piorar o quadro, o vocalista Charlie Dominici foi demitido, segundo matéria publicada no site da Metal Hammer, por limitações vocais.
Dream Theater - Mais Novidades
O Dream Theater estava sem gravadora e sem um cantor. O fim do grupo, que havia iniciado suas atividades anos antes, chegou a ser uma opção. Porém, John Petrucci e seus parceiros decidiram seguir em frente.
Shakespeare, novo vocalista e renascimento
Mesmo com todas as adversidades, o Dream Theater lutou para se manter vivo. Os integrantes da banda começaram a escrever músicas, que seriam gravadas quando um vocalista fosse contratado. Foi durante esse período turbulento que o tecladista Kevin Moore se inspirou em "Hamlet" (obra de William Shakespeare) e compôs uma canção que mudou para sempre os rumos do Dream Theater.
A letra da música em questão faz alusão à obra acima citada, ecoando o desejo de Hamlet de ceder ao desejo de se vingar de seu pai às custas de sua própria sanidade. Essa composição acabaria se tornando "Pull Me Under".
"Para nós era apenas mais uma faixa decente que poderíamos usar no futuro", declarou o guitarrista John Petrucci.
Então, o Dream Theater gravou uma demo de "Pull Me Under", com Kevin Moore nos vocais. A demo chamou a atenção de Derek Shulman, da Atco Records.
"Ouvi a demo básica de ‘Pull Me Under’. Foi uma das quatro músicas que me convenceram de que valia a pena ter [a banda] no selo", declarou Shulman.
O novo vocalista e o sucesso
O cantor canadense James LaBrie, que cantava na banda de Glam Winter Rose, foi contratado pelo Dream Theater e colocou a sua voz em "Pull Me Under".

"Tive a ideia de dar um toque rouco à minha voz. Então entrei na cabine vocal e pedi a Doug [Oberkircher, o engenheiro do álbum] para tentar algumas configurações que me fariam parecer um pouco rude", declarou LaBrie, que até hoje é o vocalista do Dream Theater.
"Pull Me Under" se tornou um hit e chegou até mesmo a tocar em estações de rádio, conquista inimaginável para uma banda que toca Metal Progressivo. Derek Shulman preparou uma versão editada da música e a enviou para DJs. A partir daí, o jogo começou a virar.
"Continuei tocando a música para os amigos. [Eu dizia] ‘Você precisa ouvir o que fizemos!’. Mas nunca me ocorreu que isso se tornaria tão popular. No início foi um DJ de uma estação de rádio que percebeu e decidiu tocá-la indefinidamente. E então, se espalhou para outras estações", disse Petrucci.
A MTV deu uma mãozinha para o Dream Theater
Depois de conquistar o rádio, o Dream Theater começou a invadir os televisores. Porém, gravar um clipe para "Pull Me Under" não foi uma tarefa das mais fáceis.
"Estávamos na estrada naquela época e de repente a gravadora estava realmente nos pressionando para fazer um vídeo", relembrou o guitarrista do Dream Theater. "A única maneira de fazer isso era registrar uma filmagem nossa no palco e editá-la. Foi tudo um trabalho muito apressado. Mas isso chegou à MTV, o que foi uma exposição crucial."
"De repente, estávamos com ingressos esgotados. Antes da música chegar ao rádio, estávamos bem. Mas agora, as pessoas queriam nos ver. Ainda estávamos no circuito de clubes, mas pelo menos a banda poderia seguir em frente.
Eu não diria que muitas bandas começaram a nos copiar, mas o que isso [‘Pull Me Under’] fez foi provar que havia esperança para um estilo de música que estava totalmente em desuso no início dos anos 90. Para o Dream Theater foi o ponto de partida para tudo o que conquistamos desde então", finalizou LaBrie.
"Pull Me Under" é a faixa que abre "Images And Words", segundo disco de estúdio do Dream Theater, lançado em julho de 1992. O álbum foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
As músicas lentas do Slayer que são essenciais, segundo a Louder
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo

Dream Theater: Images And Words é quase uma unanimidade
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Cinco fatos reais do mundo do rock que poderiam ser brincadeiras de 1º de abril
5 discos dos anos 1990 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez


