Neil Peart sobre a sua aposentadoria: "Me sinto orgulhoso, grato e satisfeito"
Por André Garcia
Postado em 08 de novembro de 2023
Neil Peart surgiu como um completo anônimo e no Canadá, um país periférico ao eixo Estados Unidos-Inglaterra, ao redor do qual girava o rock nos anos 70. Apesar disso, pouco a pouco, passo a passo, ao longo de seus 41 anos de carreira como baterista do Rush, ele se consagrou como um dos maiores da história de seu instrumento.
Entre sua aposentadoria em 2015 e sua morte em 2020, ele viveu meia década afastado dos holofotes — não como um rockstar, mas como um pai, marido e músico aposentado muito satisfeito e orgulhoso de tudo que conquistou. Conforme publicado pelo Rush is a Band, em entrevista dada quatro meses após o último show do Rush, Peart falou sobre aquele momento de sua vida.
"Olivia tem me apresentado a seus novos amigos na escola dizendo 'Meu pai é um baterista aposentado'", disse ele na edição de novembro/dezembro de 2015 da revista Drumhead. "É a verdade, mas é engraçado de ouvir... Agora, após cinquenta anos de devoção a bater em coisas com baquetas, sinto-me orgulhoso, grato e satisfeito. O fato é que meu estilo de bateria é em muito uma atividade atlética, e não me dói perceber que, assim como todo atleta, chega a hora de... se retirar do jogo."
"Eu preferi deixar aquilo de lado a enfrentar o dilema descrito em nossa música "Losing It". [...] Naquela música, [...] um velho dançarino e um escritor enfrentam o crepúsculo do declínio de seus talentos com dor e desespero [...]. Você tem que saber quando está no topo de sua montanha particular, suponho eu. Talvez não o cume, mas o mais alto que você pode chegar. Nunca cheguei a um ponto em minha carreira em que estava totalmente satisfeito com qualquer coisa que já tivesse feito, mas segui tentando."
"Recentemente, encontrei [uma] grande citação, [...] de Artie Shaw [...]: '[Eu] tinha que ser melhor, melhor e melhor. E sempre conseguia ser melhor. Quando desisti, foi porque não conseguia mais fazer melhor.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps