A emocionante canção onde Ozzy Osbourne expurga sua saída do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 29 de dezembro de 2023
Em 1980, Ozzy estava completamente inseguro e emotivo quando deixou o Black Sabbath, após sete álbuns gravados com o grupo, e ele pensava que não teria sucesso por conta própria. Atualmente, todos sabemos que ele acabou vendendo muito mais discos como artista solo do que a versão do Sabbath que continuou sem ele. Ele também se tornou uma improvável personalidade midiática com seu próprio festival (Ozzfest), reality show de TV (The Osbournes) e coluna na Rolling Stone ("Ask Dr. Ozzy"). Mas ele não tinha uma bola de cristal, e na época seu futuro parecia incerto, de fato.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
E para complicar mais a situação de Ozzy, após sua saída, o Black Sabbath lançou o mega clássico "Heaven and Hell" depois de encontrar um substituto mais do que digno para ocupar o posto: ninguém menos que Ronnie James Dio, ex-Rainbow de Ritchie Blackmore, o que deu um novo ânimo à banda. "Muitos consideravam o Black Sabbath morto no início da década de 80, e com razão: os últimos álbuns da banda não chegavam nem perto de seus primeiros clássicos e o vocalista original, Ozzy, tinha acabado de se separar da banda", observou o escritor Greg Prato.
Então aquele primeiro disco não apenas marcaria o início de sua carreira solo, que se mostraria muito bem-sucedida, mas também seria necessário para dar o impulso de confiança que ele precisava. Ele gravou o álbum com o baixista Bob Daisley e o guitarrista Randy Rhoads. O envolvimento de Osbourne não foi intenso, mas os dois jovens músicos o encorajaram a criar algumas letras para tentar manter o moral elevado. "Foi muito fácil trabalhar com ele. Ozzy estava um pouco para baixo no início, porque tinha acabado de ser demitido do Sabbath. Estava deprimido e inseguro de si mesmo. Isso fez com que ele participasse daquele espírito colaborativo mútuo", contou Daisley sobre a época da gravação do "Blizzard of Ozz".
E Ozzy acabou expurgando suas inseguranças em forma de uma das músicas mais sentimentais de sua carreira: "Goodbye to Romance", que teve seu título retirado de uma frase da música "Bye Bye Love" do Everly Brothers. "Esta música é sobre a separação de Ozzy do Black Sabbath. Depois de sete álbuns, ele deixou o grupo depois de uma discussão feia com Tony Iommi. Foi um momento de extrema emoção para Ozzy, e ele não tinha certeza que seria bem sucedido em sua carreira solo", contou Sharon Osbourne, anos depois.
No livro "I Am Ozzy", o vocalista conta que "Goodbye to Romance" foi a primeira música que ele escreveu, e conta que ela só foi gravada graças a Randy Rhoads. "Trabalhar com Randy era como noite e dia comparado com o Black Sabbath", disse Ozzy. "Um dia eu estava andando pela casa e cantarolando esta melodia que estava na minha cabeça fazia meses quando Randy veio até a mim e perguntou: 'essa música é sua, ou é uma música dos Beatles?'. Eu respondi que não era nada, apenas algo que estava na minha mente, mas ele insistiu para que a gente trabalhasse nela. E foi o que aconteceu".
Com uma letra pungente em tom confessional, Ozzy não se exime das sandices que o levaram à saída da banda, e que ele ainda continuaria fazendo ao longo dos anos, mas também não esconde que no universo do rock n´roll setentista, ele era apenas mais um dentro do contexto: "Ontem chegou e já se foi/ Amanhã eu encontrarei o sol/ ou vai chover?/ Todo mundo está se divertindo/ exceto eu, que estou sozinho/ vivo com vergonha", canta de forma triste Ozzy, e em seguida em tom de despedida: "Eu disse adeus ao romance/ Adeus aos amigos, te digo/ Adeus para todo o passado/ Acho que nos reencontraremos, nos reencontraremos no fim", no que ele confirmou, em entrevista no DVD ""Thirty Years After the Blizzard" que era a sua maneira de se despedir de sua ex-banda.
Felizmente, o tempo curou algumas mágoas e tivemos alguns reencontros ao longo dos anos. Mas como resultado daquele período conturbado ficou esta canção, uma das mais emocionantes da carreira de Ozzy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Como Ozzy Osbourne inspirou Marcus King a ficar sóbrio
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis


