Guitarrista do The Police relembra o dia em que tocou com Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2023
Andy Summers escreveu seu nome na história da música como guitarrista do The Police. Apesar de sua formação musical enraizada no jazz, ao lado de Sting e Stewart Copeland ele misturou pop, rock, punk, new wave e reggae (em seus mais diversos subgêneros). Com essa mistura ele criou uma sonoridade única que influenciou gerações.
Police - Mais Novidades
Membro mais velho da banda, iniciou sua carreira ainda nos anos 60, quando começou a tocar pelos bares. Foi nessa época que ele teve a oportunidade de conhecer e tocar com Jimi Hendrix. Em recente entrevista para Rick Beato, ele relembrou como foi a experiência.
"Entrei no clube para ver aquele cara, e lá estava ele: com um cabelo afro gigante, vestindo todo em camurça branca com franjas e tocando uma Strat branca na boca. Foi uma visão incrível! Foi uma experiência fora do comum; ele era como um ser de outro planeta. De um lado tinha um monte de aspirantes a músicos de blues em Londres, no outro estava Jimi, que era de outro planeta. Aquilo teve um impacto fulminante. Muito músico famoso foi totalmente superado."
Segundo Andy, aquela cena que surgia na Inglaterra logo partiu para Los Angeles. E foi para lá que ele partiu pouco depois, a convite de Hendrix, no A&M Studios. Summers não imaginava, mas o motivo de sua visita era fazer uma jam com o lendário guitarrista.
"Entrei no estúdio e lá estava o Jimi arrasando. Ele tinha o chapéu com a pena e estava simplesmente mandando ver; o clássico Hendrix. Ele era um cara muito tímido, na verdade, introvertido. Tudo estava na forma como tocava guitarra. Aí ele nos deu um aceno, largou a guitarra e conversamos um pouco. Depois, Jimi começa a falar com Eddie Kramer, o engenheiro de som, então fui para a outra sala onde Mitch [Mitchell, baterista] estava."
"Lá tinha uma Les Paul, e era para destros. Não sei o que ela estava fazendo lá. E provavelmente foi um atrevimento eu ter ousado fazer aquilo, mas peguei a guitarra e comecei a tocar com Mitch. Estava tudo indo muito bem, então Jimi chega, pega o baixo e começa a tocar com a gente. Tocamos por cerca de 10 minutos e depois Jimi se virou e disse, 'Aí, cara, importa-se se eu tocar a guitarra um pouco?' Então peguei o baixo e tocamos por cerca de meia hora. Foi um bom momento; provavelmente foi a última vez que o vi."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico


As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify
A banda querida e vencedora de Grammy que Ritchie Blackmore acredita ter estragado o Rock
Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney


