A música do The Who que fez Pete Townshend entender como Bob Dylan se sente
Por André Garcia
Postado em 18 de dezembro de 2023
Ao longo dos anos 60, o rock britânico se destacou por compositores como John Lennon e Paul McCartney, bem como por guitar heroes como Eric Clapton e Jeff Beck. Liderando o The Who, Pete Townshend se destacou sendo ambos ao mesmo tempo.
Embora não fosse tão virtuoso nos solos quanto Clapton e Beck, brilhava mais por suas bases, timbres, versatilidade e sofisticadas escolhas de acordes. Como compositor, foi um dos pioneiros da rock opera, com obras-primas como "Tommy" (1969) e "Quadrophenia" (1973).
Em entrevista para a Penthouse em 1974, Townshend falou sobre como o hit "I Can't Explain" mudou sua relação com a composição musical, e fez com que ele entendesse como Bob Dylan se sente em relação a isso.
"Eu escrevi 'I Can't Explain' e pensei que era sobre um garoto que não conseguia explicar a uma garota que estava se apaixonando por ela. Mas duas semanas depois, olhei para a letra e ela significava algo completamente diferente. Comecei a ver o quanto a música realmente era um desabafo. Nesse ponto, me tornei o maior crítico de rock do mundo. Eu era duas pessoas — alguém que sentava e escrevia uma música para algum propósito específico e depois alguém que olhava para ela e via algo totalmente diferente."
"Então percebi, 'Claro, é por isso que Bob Dylan não sabe o que dizer quando as pessoas perguntam sobre alguma de suas músicas — porque ele não tem ideia do que diabos aquilo significa. Eu sei... porque estou do lado de fora, reagindo a isso, e o que quer que isso signifique para mim. Mas ele não sabe. Como poderia saber? Tudo o que ele fez foi escrever aquilo.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps