Jimmy Page conta como críticas ao "Led Zeppelin III" os motivaram no "IV"
Por André Garcia
Postado em 16 de dezembro de 2023
Led Zeppelin é amplamente considerada uma das maiores de todos os tempos. Entre os críticos e as publicações musicais, por outro lado, eles nunca foram exatamente queridinhos. O "Led Zeppelin III" (1970), em particular, por deixar o hard blues em segundo plano para dar ênfase no folk acústico, foi muito criticado.
Em entrevista de 2014 para a Classic Rock, Jimmy Page relembrou os ataques que eles sofriam da mídia, e como a rejeição ao "III" serviu como motivação para o "IV".
"Pela imprensa [o 'Led Zeppelin III' foi mal recebido] sim. A imprensa não 'entendeu' nenhum álbum [do Led Zeppelin]. No terceiro, eles não entenderam por que estávamos fazendo música acústica — por mais que aquilo já estivesse presente desde o primeiro. Eu me perguntava 'De onde saíram essas pessoas?'"
Se os critícos não entendiam o Led Zeppelin, o público sempre entendeu muito bem:
"Nós nos saímos muito bem com o público, porque era só ouvir Led Zeppelin que você era cativado. Você entende o que está acontecendo, porque aquilo funciona e o brilhantismo musical."
Teria sido então o "Led Zeppelin IV" gravado com a intenção de calar a boca dos críticos? Quando questionado sobre isso, Page respondeu:
"[As críticas da imprensa] chegaram a um ponto em que você simplesmente nem se dava mais ao trabalho dar atenção a eles. Mesmo depois do terceiro álbum, havia sujeitos na imprensa dos Estados Unidos dizendo 'Ah, essa banda é só uma jogada de marketing.' E eu pensava, 'Minha nossa, isso já ficou simplesmente ridículo!' Mas não importava."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps