A banda que em 69 fez os membros do Yes concluirem que precisavam ensaiar mais
Por André Garcia
Postado em 14 de dezembro de 2023
Na virada do final dos anos 60 para o começo da década seguinte surgiram as bandas de rock progressivo na Inglaterra usando e abusando de todo seu virtuosismo: Yes, Genesis, Emerson Lake & Palmer…
Na mesma época surgiu o King Crimson, seguindo na contramão ao apostar mais na excentricidade e dissonância musical no que no virtuosismo instrumental. Seu fundador e líder Robert Fripp, hoje em dia é famoso pelos videos que grava com sua esposa na cozinha. Antes disso, em 2014, à Classic Rock ele relembrou o primeiro show do King Crimson, que fez o Yes perceber que precisavam ensaiar mais.
"Sim [David Bowie estava presente]. Ele se levantou para dançar com Angie [sua esposa], mas minha atenção estava em outro lugar. Vários membros do Yes também apareceram. [O baterista] Bill Bruford veio ao nosso segundo show, quando tocamos no Lyceum às quatro da manhã, abrindo para o T. Rex. Ele voltou com outros membros do Yes e concluiu, pelo que me disseram, que precisavam praticar mais."
Ainda na mesma entrevista, ele contou como conheceu David Bowie, e como recebeu o convite para fazer sua participação especial na faixa "Heroes".
"Recebi uma ligação quando estava morando em Nova York, em julho de 1977: era Brian Eno. Ele disse que ele e David estavam gravando em Berlim pensaram em mim. David perguntou 'Você estaria interessado em gravar uma guitarra rock n roll nervosa?' Eu respondi 'Bem, eu praticamente não toco há três anos… mas se você estiver disposto a correr o risco, eu também estou.' Pouco depois, chegou [para mim] uma passagem de primeira classe da Lufthansa [companhia aérea alemã]."
"Conheci David em Londres na primavera de 1972 e vi o show no Rainbow, quando teve abertura do Roxy Music. Foi um dos melhores shows de rock que já vi, simplesmente impressionante."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps