O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
O álbum "Acústico MTV" dos Titãs saiu no ano de 1997 e se tornou o maior sucesso da banda em termos de vendas. Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto explicou que a popularidade do acabou tomando uma dimensão nunca antes vista por eles.
Titãs - Mais Novidades
"O álbum ‘Acústico MTV’ foi o maior sucesso da nossa carreira. Tivemos vários picos, mas naqueles dois anos, éramos os artistas mais populares do Brasil. É como se fosse a junção da Ivete Sangalo e do Wesley Safadão na mesma banda! [risos]. Nós lotávamos estádios no interior e fazíamos show em ginásios com sessão dupla. Por causa da MTV, uma geração de adolescentes novos começaram a nos curtir.
Viramos um menudão! Foi louco isso. Lembro que fomos num festival uma vez e foi muito inusitado. Eu fui eleito o muso do festival! Não é possível! Tinha alguma coisa errada ali. Fazíamos tardes de autógrafos e lotavam shoppings com adolescentes chorando. Uma histeria. Nunca tivemos isso. Éramos velhos nessa época, tínhamos uns 36 anos. Achávamos quase engraçado. Estávamos curtindo, mas foi louco viver esse tipo de sucesso tão popular. Foi legal porque tocávamos com orquestra, metais e cordas. Fazíamos improvisos. Foi rico de curtição. Algo diferente".
A importância do "Acústico MTV" dos Titãs
Os álbuns "Acústico MTV", como os do Capital Inicial, Kid Abelha e Charlie Brown Jr., proporcionaram apresentações históricas. A diretora da MTV Brasil na época, Anna Butler, destacou a influência dos Titãs, cujo "Acústico" de 1997, com convidados e músicas inéditas, estabeleceu um padrão copiado por outras bandas.
No mesmo podcast, Anna mencionou que os Titãs trouxeram quatro convidados e quatro músicas inéditas, gerando grande sucesso e institucionalizando esse formato. Ela ressaltou que, embora tenha havido resistência inicial, muitas bandas adotaram a fórmula. Anna também explicou que a ideia original era que os shows acústicos fossem parte de um programa de televisão, não destinados a lançamentos de álbuns. O primeiro acústico foi um piloto com Marcelo Nova, seguido por Barão Vermelho, antes de evoluir para álbuns de artistas como Legião Urbana, João Bosco e Gilberto Gil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa


7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs
O excesso de energia proibido por lei que gerou uma música clássica do Titãs


