O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
O álbum "Acústico MTV" dos Titãs saiu no ano de 1997 e se tornou o maior sucesso da banda em termos de vendas. Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto explicou que a popularidade do acabou tomando uma dimensão nunca antes vista por eles.
Titãs - Mais Novidades
"O álbum ‘Acústico MTV’ foi o maior sucesso da nossa carreira. Tivemos vários picos, mas naqueles dois anos, éramos os artistas mais populares do Brasil. É como se fosse a junção da Ivete Sangalo e do Wesley Safadão na mesma banda! [risos]. Nós lotávamos estádios no interior e fazíamos show em ginásios com sessão dupla. Por causa da MTV, uma geração de adolescentes novos começaram a nos curtir.
Viramos um menudão! Foi louco isso. Lembro que fomos num festival uma vez e foi muito inusitado. Eu fui eleito o muso do festival! Não é possível! Tinha alguma coisa errada ali. Fazíamos tardes de autógrafos e lotavam shoppings com adolescentes chorando. Uma histeria. Nunca tivemos isso. Éramos velhos nessa época, tínhamos uns 36 anos. Achávamos quase engraçado. Estávamos curtindo, mas foi louco viver esse tipo de sucesso tão popular. Foi legal porque tocávamos com orquestra, metais e cordas. Fazíamos improvisos. Foi rico de curtição. Algo diferente".
A importância do "Acústico MTV" dos Titãs
Os álbuns "Acústico MTV", como os do Capital Inicial, Kid Abelha e Charlie Brown Jr., proporcionaram apresentações históricas. A diretora da MTV Brasil na época, Anna Butler, destacou a influência dos Titãs, cujo "Acústico" de 1997, com convidados e músicas inéditas, estabeleceu um padrão copiado por outras bandas.
No mesmo podcast, Anna mencionou que os Titãs trouxeram quatro convidados e quatro músicas inéditas, gerando grande sucesso e institucionalizando esse formato. Ela ressaltou que, embora tenha havido resistência inicial, muitas bandas adotaram a fórmula. Anna também explicou que a ideia original era que os shows acústicos fossem parte de um programa de televisão, não destinados a lançamentos de álbuns. O primeiro acústico foi um piloto com Marcelo Nova, seguido por Barão Vermelho, antes de evoluir para álbuns de artistas como Legião Urbana, João Bosco e Gilberto Gil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Derrick Green revela que banda pós-Sepultura terá algumas características diferentes
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O motivo curioso que fez Corey Taylor virar fã do Depeche Mode
Blackie Lawless pede que fãs do W.A.S.P. apoiem Chris Holmes
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"



Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
O único trecho de letra do Titãs que não podia aparecer na Globo
O improvável significado de "Sonífera Ilha", dos Titãs, segundo André Jung


