O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
O álbum "Acústico MTV" dos Titãs saiu no ano de 1997 e se tornou o maior sucesso da banda em termos de vendas. Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto explicou que a popularidade do acabou tomando uma dimensão nunca antes vista por eles.
Titãs - Mais Novidades
"O álbum ‘Acústico MTV’ foi o maior sucesso da nossa carreira. Tivemos vários picos, mas naqueles dois anos, éramos os artistas mais populares do Brasil. É como se fosse a junção da Ivete Sangalo e do Wesley Safadão na mesma banda! [risos]. Nós lotávamos estádios no interior e fazíamos show em ginásios com sessão dupla. Por causa da MTV, uma geração de adolescentes novos começaram a nos curtir.
Viramos um menudão! Foi louco isso. Lembro que fomos num festival uma vez e foi muito inusitado. Eu fui eleito o muso do festival! Não é possível! Tinha alguma coisa errada ali. Fazíamos tardes de autógrafos e lotavam shoppings com adolescentes chorando. Uma histeria. Nunca tivemos isso. Éramos velhos nessa época, tínhamos uns 36 anos. Achávamos quase engraçado. Estávamos curtindo, mas foi louco viver esse tipo de sucesso tão popular. Foi legal porque tocávamos com orquestra, metais e cordas. Fazíamos improvisos. Foi rico de curtição. Algo diferente".
A importância do "Acústico MTV" dos Titãs
Os álbuns "Acústico MTV", como os do Capital Inicial, Kid Abelha e Charlie Brown Jr., proporcionaram apresentações históricas. A diretora da MTV Brasil na época, Anna Butler, destacou a influência dos Titãs, cujo "Acústico" de 1997, com convidados e músicas inéditas, estabeleceu um padrão copiado por outras bandas.
No mesmo podcast, Anna mencionou que os Titãs trouxeram quatro convidados e quatro músicas inéditas, gerando grande sucesso e institucionalizando esse formato. Ela ressaltou que, embora tenha havido resistência inicial, muitas bandas adotaram a fórmula. Anna também explicou que a ideia original era que os shows acústicos fossem parte de um programa de televisão, não destinados a lançamentos de álbuns. O primeiro acústico foi um piloto com Marcelo Nova, seguido por Barão Vermelho, antes de evoluir para álbuns de artistas como Legião Urbana, João Bosco e Gilberto Gil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro


