O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
O álbum "Acústico MTV" dos Titãs saiu no ano de 1997 e se tornou o maior sucesso da banda em termos de vendas. Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto explicou que a popularidade do acabou tomando uma dimensão nunca antes vista por eles.
Titãs - Mais Novidades
"O álbum ‘Acústico MTV’ foi o maior sucesso da nossa carreira. Tivemos vários picos, mas naqueles dois anos, éramos os artistas mais populares do Brasil. É como se fosse a junção da Ivete Sangalo e do Wesley Safadão na mesma banda! [risos]. Nós lotávamos estádios no interior e fazíamos show em ginásios com sessão dupla. Por causa da MTV, uma geração de adolescentes novos começaram a nos curtir.
Viramos um menudão! Foi louco isso. Lembro que fomos num festival uma vez e foi muito inusitado. Eu fui eleito o muso do festival! Não é possível! Tinha alguma coisa errada ali. Fazíamos tardes de autógrafos e lotavam shoppings com adolescentes chorando. Uma histeria. Nunca tivemos isso. Éramos velhos nessa época, tínhamos uns 36 anos. Achávamos quase engraçado. Estávamos curtindo, mas foi louco viver esse tipo de sucesso tão popular. Foi legal porque tocávamos com orquestra, metais e cordas. Fazíamos improvisos. Foi rico de curtição. Algo diferente".
A importância do "Acústico MTV" dos Titãs
Os álbuns "Acústico MTV", como os do Capital Inicial, Kid Abelha e Charlie Brown Jr., proporcionaram apresentações históricas. A diretora da MTV Brasil na época, Anna Butler, destacou a influência dos Titãs, cujo "Acústico" de 1997, com convidados e músicas inéditas, estabeleceu um padrão copiado por outras bandas.
No mesmo podcast, Anna mencionou que os Titãs trouxeram quatro convidados e quatro músicas inéditas, gerando grande sucesso e institucionalizando esse formato. Ela ressaltou que, embora tenha havido resistência inicial, muitas bandas adotaram a fórmula. Anna também explicou que a ideia original era que os shows acústicos fossem parte de um programa de televisão, não destinados a lançamentos de álbuns. O primeiro acústico foi um piloto com Marcelo Nova, seguido por Barão Vermelho, antes de evoluir para álbuns de artistas como Legião Urbana, João Bosco e Gilberto Gil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
A música em que Ozzy Osbourne se vingou do pastor que o chamava de Anticristo
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll


Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
A acusação sobre os Titãs que Rick Bonadio rebate: "Isso é a maior besteira"
O megahit dos Titãs que introdução tem timbre igual ao de Peter Gabriel
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs


