O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
O álbum "Acústico MTV" dos Titãs saiu no ano de 1997 e se tornou o maior sucesso da banda em termos de vendas. Em entrevista ao Corredor 5, Sérgio Britto explicou que a popularidade do acabou tomando uma dimensão nunca antes vista por eles.
Titãs - Mais Novidades
"O álbum ‘Acústico MTV’ foi o maior sucesso da nossa carreira. Tivemos vários picos, mas naqueles dois anos, éramos os artistas mais populares do Brasil. É como se fosse a junção da Ivete Sangalo e do Wesley Safadão na mesma banda! [risos]. Nós lotávamos estádios no interior e fazíamos show em ginásios com sessão dupla. Por causa da MTV, uma geração de adolescentes novos começaram a nos curtir.
Viramos um menudão! Foi louco isso. Lembro que fomos num festival uma vez e foi muito inusitado. Eu fui eleito o muso do festival! Não é possível! Tinha alguma coisa errada ali. Fazíamos tardes de autógrafos e lotavam shoppings com adolescentes chorando. Uma histeria. Nunca tivemos isso. Éramos velhos nessa época, tínhamos uns 36 anos. Achávamos quase engraçado. Estávamos curtindo, mas foi louco viver esse tipo de sucesso tão popular. Foi legal porque tocávamos com orquestra, metais e cordas. Fazíamos improvisos. Foi rico de curtição. Algo diferente".
A importância do "Acústico MTV" dos Titãs
Os álbuns "Acústico MTV", como os do Capital Inicial, Kid Abelha e Charlie Brown Jr., proporcionaram apresentações históricas. A diretora da MTV Brasil na época, Anna Butler, destacou a influência dos Titãs, cujo "Acústico" de 1997, com convidados e músicas inéditas, estabeleceu um padrão copiado por outras bandas.
No mesmo podcast, Anna mencionou que os Titãs trouxeram quatro convidados e quatro músicas inéditas, gerando grande sucesso e institucionalizando esse formato. Ela ressaltou que, embora tenha havido resistência inicial, muitas bandas adotaram a fórmula. Anna também explicou que a ideia original era que os shows acústicos fossem parte de um programa de televisão, não destinados a lançamentos de álbuns. O primeiro acústico foi um piloto com Marcelo Nova, seguido por Barão Vermelho, antes de evoluir para álbuns de artistas como Legião Urbana, João Bosco e Gilberto Gil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Steve Hackett aceitaria se reunir com o Genesis caso convite surgisse
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)



5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O grande hit dos Titãs que nasceu cercado por coincidências trágicas
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"


