"Sou um guitarrista desleixado", diz Ace Frehley; "Sou o primeiro a admitir"
Por André Garcia
Postado em 20 de janeiro de 2024
Guitarrista solo original do Kiss, Ace Frehley nunca se ligou no lado mais técnico e teórico da música. Muito pelo contrário, sempre foi adepto da espontaneidade, despojamento e intuitividade de Keith Richards e Jimmy Page entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte.
Kiss - Mais Novidades
Eventualmente, passaram pelo Kiss guitarristas técnicos — Vinnie Vincent, Mark St. John, Bruce Kullick… —, mas entre os fãs não tem jeito, Ace é disparadamente o favorito. Em recente entrevista para a Guitar World, ele próprio reconheceu que o "desleixo" faz parte de seu estilo de tocar.

"Eu sou um guitarrista desleixado do c*ralho. Sou o primeiro a admitir isso. Cometo erros, e m*rdas acontecem, principalmente ao vivo. Toco as músicas como deveriam ser tocadas. Eu apresento as músicas clássicas do Kiss e minhas músicas solo como você se lembra delas."
Durante parte dos anos 80 e 90, Ace Frehley naufragou na bebida, nas drogas e na falta de profissionalismo. Durante esse período, deixou sua carreira de lado e ficou tanto tempo sem tocar que, ao voltar ao Kiss, em 1996, precisou reaprender a tocar as próprias músicas. Ele reconhece que hoje paga a conta:
"Olhando em retrospecto, eu deveria ter praticado mais."
Em outra entrevista recente também para a Guitar World, Ace alfinetou Tommy Thayer — que por 20 anos ocupou seu posto no Kiss usando sua maquiagem.

"Nunca fiz uma aula de guitarra. Nasci com uma técnica própria que muita gente, como Tommy Thayer, não conseguem replicar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps