Roger Waters revela a grande lição oculta no "Dark Side of the Moon"
Por Bruce William
Postado em 05 de janeiro de 2024
Em um vídeo postado no instagram, Roger Waters responde a uma pergunta feita um fã, Alex Alt: "Você escreveu milhares de letras ao longo de sua carreira. Qual delas no 'Dark Side' tem mais a ver contigo hoje do que quando você escreveu?".
Roger faz uma pausa pensativo, e depois de alguns segundos responde: "Obviamente eu repassei todas as músicas recentemente, ao refazer este disco. Eu acho que talvez a última música que eu compus em 1972 para 'The Dark Side of the Moon' foi 'Eclipse'. E eu acho que em algum momento ela diz 'tudo que você tocar e tudo que você ver é tudo o que a sua vida sempre será'. Isto poderia ser uma letra de 'Breathe' que está no começo do disco, e não está reiterado, mas elas fecham o ciclo de uma mesma ideia", diz, dando a entender que o conceito do álbum se fecha em si mesmo.
E, conforme Roger, é daí que se extrai a grande lição do álbum: "Preste atenção, você só tem uma chance, tente fazer o melhor de si. Você será mais feliz ao expressar sua empatia e amor por outros seres humanos ao invés de colonizá-los e então escravizá-los e matá-los, roubá-los e tirá-los de sua terra, e sua vida e sua liberdade, e todas as outras coisas que colonialistas fazem com suas vítimas".
De acordo com ele, este conceito permeia todas as letras do álbum: "Qualquer coisa que você possa encontrar no disco diz isso, que é basicamente tudo o que está sendo dito o tempo todo". Então, ao responder de fato a pergunta feita pelo fã, Roger diz: "Mas isto não significa mais hoje do que significava antes. Significa a mesma coisa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps