O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page considerou o mais satisfatório de produzir
Por André Garcia
Postado em 23 de fevereiro de 2024
Em seus primeiros álbuns o Led Zeppelin brilhou por seu blues pesado, mas jamais se limitou a isso. Sempre esteve na DNA da banda, entretanto, a busca por novas influências, referências e a psicodelia as experimentações musicais e sonoras.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Para muitos fãs seu auge criativo foi "Physical Graffiti" (1975). Projeto mais ambicioso, foi seu único álbum duplo. Com 15 faixas (entre elas "The Rover", "In My Time of Dying" e "Kashmir") é de uma riqueza sonora impressionante, frutl de uma produção que se estendeu de 1970 a 74.
No ano seguinte, foi lançado "Presence" (1976), gravado em meio a um inferno astral vivido pelo vocalista Robert Plant — problemas tanto de saúde quanto na vida pessoal. Já Jimmy Page, por outro lado, tem ótimas recordações da época. Conforme publicado pela Far Out Magazine, para ele foi o álbum mais satisfatório de fazer do Led Zeppelin.
"Quando penso nas sessões [de gravação do 'Presence'], considero a mais gratificante", relembrou o guitar hero. Talvez esse seja um péssimo parâmetro para definir qual é seu álbum favorito. Cada um dos discos teve seus momentos."
"Foi o teste definitivo de todo aquele... estilo de vida. Eram 18 horas por dia em alta intensidade todos os dias. Você simplesmente mergulha de cabeça e começa a parar de pensar em fazer três refeições por dia."
Jimmy Page já confessou ter ficado insatisfeito com o resultado de "In Through the Out Door" (1980) por ter ido muito para o lado dos teclados. Ele e John Bonham chegaram a conversar sobre o próximo álbum ter mais bateria e guitarra, como o "Presence".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Jornalista rastreia os elogios ao Rock in Rio e diz ter encontrado um padrão estranho
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
Arnel Pineda volta a "entregar o cargo" de vocalista no Journey
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde

A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A música do Genesis em que Phil Collins tentou tocar como seu grande ídolo
O baixista que John Paul Jones considera perfeito e sempre soube tocar na hora certa
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O disco onde Robert Plant superou o Led Zeppelin, nas palavras dele mesmo


