Brian May explica sua insatisfação com um dos maiores hits do Queen: "Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 14 de fevereiro de 2024
Em julho de 1981, o Queen partiu para Montreux, Suíça, para gravar o "Hot Space". David Bowie, que na época morava perto do estúdio, ficou sabendo e resolveu fazer uma visita. Embora ambos tivessem sido elevados ao status de celebridades na Inglaterra na década anterior, seus caminhos ainda não haviam se cruzarado.
A espera valeu a pena, porque foi dessa visita no estúdio que eles começaram a brincar de compor e terminaram com um de seus maiores hits: "Under Pressure". Introduzida por um igualmente simples e brilhante riff de baixo de John Deacon, chegou ao topo das paradas no Reino Unidos e em #29 nos Estados Unidos. Apesar de todo o sucesso que fez, o guitarrista Brian May jamais ficou satisfeito com ela, como confessou ele em entrevista à Guitar World.
"Foi tudo feito espontaneamente no estúdio, bem tarde da noite, depois de comermos e bebermos muito. [O que gravamos] era uma trilha de base bem pesada. Quando chegou a 'Why can't we give love', estávamos todos trabalhando juntos e parecia o The Who: um acorde maciço. Fiquei radiante, porque curtia The Who. Lembro que comentei com David [Bowie] 'Parece The Who, né?', e ele respondeu 'É, mas não vai soar como The Who quando eu terminar!' Sabe como é, em tom de brincadeira. Mas ele não queria que ficasse daquele jeito."
Já durante a gravação ficou claro para todos os cinco o quão promissora era aquela música, mas cada um tinha uma ideia diferente de como ela deveria ser. A mixagem acabou sendo decidida posteriormente em uma queda de braço entre David Bowie e Freddie Mercury.
"Foi muito difícil porque todos nós tínhamos ideias diferentes de como deveria ser a mixagem. Acho que foi provavelmente a única vez em minha carreira em que recuei, porque sabia que seria uma guerra. Foi basicamente Freddie e David brigando no estúdio por causa da mixagem. E o que acabou acontecendo na mixagem foi que a maior parte da guitarra pesada foi perdida. E até mesmo o riff principal, praticamente no estilo arpejado que faço ao vivo agora. Aquilo ficou de fora na mixagem. Usaram as partes acústicas gravadas antes, como uma espécie de demo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps