Brian May explica sua insatisfação com um dos maiores hits do Queen: "Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 14 de fevereiro de 2024
Em julho de 1981, o Queen partiu para Montreux, Suíça, para gravar o "Hot Space". David Bowie, que na época morava perto do estúdio, ficou sabendo e resolveu fazer uma visita. Embora ambos tivessem sido elevados ao status de celebridades na Inglaterra na década anterior, seus caminhos ainda não haviam se cruzarado.
Queen - Mais Novidades
A espera valeu a pena, porque foi dessa visita no estúdio que eles começaram a brincar de compor e terminaram com um de seus maiores hits: "Under Pressure". Introduzida por um igualmente simples e brilhante riff de baixo de John Deacon, chegou ao topo das paradas no Reino Unidos e em #29 nos Estados Unidos. Apesar de todo o sucesso que fez, o guitarrista Brian May jamais ficou satisfeito com ela, como confessou ele em entrevista à Guitar World.
"Foi tudo feito espontaneamente no estúdio, bem tarde da noite, depois de comermos e bebermos muito. [O que gravamos] era uma trilha de base bem pesada. Quando chegou a 'Why can't we give love', estávamos todos trabalhando juntos e parecia o The Who: um acorde maciço. Fiquei radiante, porque curtia The Who. Lembro que comentei com David [Bowie] 'Parece The Who, né?', e ele respondeu 'É, mas não vai soar como The Who quando eu terminar!' Sabe como é, em tom de brincadeira. Mas ele não queria que ficasse daquele jeito."
Já durante a gravação ficou claro para todos os cinco o quão promissora era aquela música, mas cada um tinha uma ideia diferente de como ela deveria ser. A mixagem acabou sendo decidida posteriormente em uma queda de braço entre David Bowie e Freddie Mercury.
"Foi muito difícil porque todos nós tínhamos ideias diferentes de como deveria ser a mixagem. Acho que foi provavelmente a única vez em minha carreira em que recuei, porque sabia que seria uma guerra. Foi basicamente Freddie e David brigando no estúdio por causa da mixagem. E o que acabou acontecendo na mixagem foi que a maior parte da guitarra pesada foi perdida. E até mesmo o riff principal, praticamente no estilo arpejado que faço ao vivo agora. Aquilo ficou de fora na mixagem. Usaram as partes acústicas gravadas antes, como uma espécie de demo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Mötley Crüe anuncia quarta temporada em Las Vegas para 2027
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Revista coloca disco do Sleep Token como um dos piores de 2025: "entediante e desagradável"
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon


O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
A canção nascida de um divórcio que acabou virando hino contra o apartheid
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Queen: algumas curiosidades sobre a banda


