Regis Tadeu em "O Maior Cantor Brasileiro de Todos os Tempos?"
Por Bruce William
Postado em 11 de fevereiro de 2024
Em um corte da participação do jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski na Live de Regis Tadeu que ganhou o nome "Artistas e Bandas Esquecidos", eles falam sobre Nelson Ned, que foi tema de um livro do André, "Tudo passará: A vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção" (Amazon).
No vídeo, Barcinski fala sobre a incrível carreira e vida do cantor, destacando como Nelson Ned, apesar de enfrentar desafios físicos devido ao nanismo, tornou-se uma sensação internacional, vendendo milhões de discos e se apresentando para multidões em diversos países. "Alguns brasileiros fizeram muito sucesso comercial: Sérgio Mendes e Brasil 66 foi muito sucesso no no meio dos anos sessenta", diz André. "O Nelson, durante um tempo, eu acho 73 até meados dos anos 80, eu não tenho dúvida de que ele foi o brasileiro mais famoso no mundo. Pelos números. Alguém cantava para oitenta mil pessoas na Colômbia?". Regis emenda dizendo que nem artistas colombianos atingiam tais números, e Barcinski emenda: "Era uma coisa enlouquecedora, o cara não conseguia andar na rua, tem fotos dele na República Dominicana com batedor do exército em volta dele".
Em outro trecho, André diz: "Ele era muito famoso, a gente não tem a noção hoje", e em seguida emenda: "Hoje em dia o Roberto Carlos, se a gente fosse fazer um ranking, ele é o cantor brasileiro mais famoso no mundo, eu acho, pela longevidade..." começa a explicar André, mas Regis interrompe dizendo que discorda e que, para ele Tom Jobim seria o primeiro colocado. "Eu não sei, talvez o Tom Jobim seja mais respeitado. Mas será que o Tom Jobim é mais conhecido que o Roberto Carlos?", questiona Barcinski.
Mais ao final do corte, depois de abordar também os problemas de saúde enfrentados por Nelson Ned no final de sua vida, incluindo o uso de morfina e cocaína para lidar com dores intensas decorrentes de sua condição física, Barcinski ressalta a tristeza e a superação presentes na história de Nelson Ned, um artista que, apesar de todas as adversidades, deixou um legado significativo, e conta uma divertida história após uma fala de Regis:
"A primeira vez que ele viajou lá para fora, os contratantes no aeroporto duvidavam, 'não é possível que o cara que a gente ouve é esse', e aí o empresário dele teve que botar o Nelson no ombro, e o Nelson cantou à capela no aeroporto para provar que era ele", comenta Regis. André então diz que hoje em dia é muito fácil você localizar imagens de qualquer músico, mas naquela época as coisas eram bem diferentes, citando inclusive que quando Nelson Ned foi se apresentar em Angola, sequer havia televisão no país.
"Mas no exterior, eu diria que até 73-74, todo o primeiro lugar que ele ia visitar ele surpreendia as pessoas", continua Barcinski. "Tanto que ele tem um baterista, Vigna, que é um cara maravilhoso que eu entrevistei, que é um cara alto, com um metro e noventa, bonitão, cabelo grande, ele parecia um roqueiro, um metaleiro, parecia um cara do Black Sabbath nos anos setenta e ele era meio tipo galã" conta André, falando do baterista Raimundo Vigna. "E o Nelson quando chegava no aeroporto dizia pras pessoas que aquele era o Nelson Ned, então mandava o Genival Melo, o empresário, falar: 'Nelson Ned é aquele cara lá'. Fotografavam o cara bonitão e o baixinho passava pelo lado e depois ficava zoando. E depois obviamente contavam que não era ele tal, mas era piada recorrente".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden



Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
A banda sueca de metal que Regis Tadeu criticou por uso massivo de playback em show
Os 5 discos que Regis Tadeu levaria para ilha deserta, incluindo brasileiro pouco famoso


