Regis Tadeu em "O Maior Cantor Brasileiro de Todos os Tempos?"
Por Bruce William
Postado em 11 de fevereiro de 2024
Em um corte da participação do jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski na Live de Regis Tadeu que ganhou o nome "Artistas e Bandas Esquecidos", eles falam sobre Nelson Ned, que foi tema de um livro do André, "Tudo passará: A vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção" (Amazon).
No vídeo, Barcinski fala sobre a incrível carreira e vida do cantor, destacando como Nelson Ned, apesar de enfrentar desafios físicos devido ao nanismo, tornou-se uma sensação internacional, vendendo milhões de discos e se apresentando para multidões em diversos países. "Alguns brasileiros fizeram muito sucesso comercial: Sérgio Mendes e Brasil 66 foi muito sucesso no no meio dos anos sessenta", diz André. "O Nelson, durante um tempo, eu acho 73 até meados dos anos 80, eu não tenho dúvida de que ele foi o brasileiro mais famoso no mundo. Pelos números. Alguém cantava para oitenta mil pessoas na Colômbia?". Regis emenda dizendo que nem artistas colombianos atingiam tais números, e Barcinski emenda: "Era uma coisa enlouquecedora, o cara não conseguia andar na rua, tem fotos dele na República Dominicana com batedor do exército em volta dele".
Em outro trecho, André diz: "Ele era muito famoso, a gente não tem a noção hoje", e em seguida emenda: "Hoje em dia o Roberto Carlos, se a gente fosse fazer um ranking, ele é o cantor brasileiro mais famoso no mundo, eu acho, pela longevidade..." começa a explicar André, mas Regis interrompe dizendo que discorda e que, para ele Tom Jobim seria o primeiro colocado. "Eu não sei, talvez o Tom Jobim seja mais respeitado. Mas será que o Tom Jobim é mais conhecido que o Roberto Carlos?", questiona Barcinski.
Mais ao final do corte, depois de abordar também os problemas de saúde enfrentados por Nelson Ned no final de sua vida, incluindo o uso de morfina e cocaína para lidar com dores intensas decorrentes de sua condição física, Barcinski ressalta a tristeza e a superação presentes na história de Nelson Ned, um artista que, apesar de todas as adversidades, deixou um legado significativo, e conta uma divertida história após uma fala de Regis:
"A primeira vez que ele viajou lá para fora, os contratantes no aeroporto duvidavam, 'não é possível que o cara que a gente ouve é esse', e aí o empresário dele teve que botar o Nelson no ombro, e o Nelson cantou à capela no aeroporto para provar que era ele", comenta Regis. André então diz que hoje em dia é muito fácil você localizar imagens de qualquer músico, mas naquela época as coisas eram bem diferentes, citando inclusive que quando Nelson Ned foi se apresentar em Angola, sequer havia televisão no país.
"Mas no exterior, eu diria que até 73-74, todo o primeiro lugar que ele ia visitar ele surpreendia as pessoas", continua Barcinski. "Tanto que ele tem um baterista, Vigna, que é um cara maravilhoso que eu entrevistei, que é um cara alto, com um metro e noventa, bonitão, cabelo grande, ele parecia um roqueiro, um metaleiro, parecia um cara do Black Sabbath nos anos setenta e ele era meio tipo galã" conta André, falando do baterista Raimundo Vigna. "E o Nelson quando chegava no aeroporto dizia pras pessoas que aquele era o Nelson Ned, então mandava o Genival Melo, o empresário, falar: 'Nelson Ned é aquele cara lá'. Fotografavam o cara bonitão e o baixinho passava pelo lado e depois ficava zoando. E depois obviamente contavam que não era ele tal, mas era piada recorrente".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist


A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu "responde" provocações feitas por ex-Engenheiros do Hawaii


