A canção de Renato Russo que dialoga com Racionais MC's para dar voz a um jovem da periferia
Por Bruce William
Postado em 19 de março de 2024
Neste vídeo do Canal Musicália, Juscelino Filho compara a riqueza das letras de duas músicas brasileiras emblemáticas: "O Meu Guri" de Chico Buarque e "Mais do Mesmo" da Legião Urbana, destacando a habilidade de Chico Buarque em representar a voz da periferia por meio de uma mãe que desconhece as atividades ilegais do filho, e de Renato Russo ao adotar um eu lírico negro e marginalizado na canção do álbum "Que País É Esse?", de 1987.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Então Renato Russo se dá uma licença poética de colocar a sua canção, ele sendo um branco, de classe média alta. Ele faz uma canção falando de um jovem negro de periferia, que além de ser uma ousadia, é um trabalho de empatia que o Chico Buarque faz", explica Juscelino, em uma análise que revela uma crítica contundente de Renato Russo à hipocrisia da classe média, abordando questões como violência, desigualdade social e alienação, além de destacar a falta de empatia e representatividade por parte da elite intelectualizada.
Em um dos trechos analisados - "Bondade sua me explicar com tanta determinação/ Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou/ Eu realmente não sabia que eu pensava assim/ E agora você quer um retrato do país/ Mas queimaram o filme, queimaram o filme" - Juscelino ressalta: "Olha o quanto o intelectual não dá voz, ele evita de dar voz à periferia pra que ele rebusque numa linguagem, faça o seu trabalho chegar nos outros, explicando como que a periferia não tem voz, através da sua voz intelectualizada"(...)"Não tem retrato do país, o filme está queimado, e se o filme está queimada, este intelectual vai esconder com as suas palavras, com as suas terminologias, ele vai esconder esta realidade. Ou de certa forma nem esconder, mas tentar amenizar o seu discurso a partir desta camuflagem".
Ao desdobrar a letra de "Mais do Mesmo", Juscelino evidencia a mensagem de que a periferia é frequentemente desassistida e sua voz marginalizada pela classe dominante. A música denuncia a falta de investimento nas comunidades periféricas e a tentativa da elite intelectual de teorizar sobre essas realidades sem realmente entender ou ouvir as experiências das pessoas marginalizadas.
"Este é um tipo de canção que dialoga com os Racionais", diz Juscelino. "Ele fala sobre o menino branco, a hipocrisia do menino branco que vai lá praticar as mesmas práticas mas quando é o menino preto fazendo tem um tipo de conotação, quando é o o branco fazendo tem outro tipo de conotação. Ele entrega esse tipo de hipocrisia, ele entrega o quanto nada é feito por essa periferia e ele entrega o quanto que intelectuais brancos de classe média alta tentam teorizar tudo aquilo, tentam dizer como é que é tudo aquilo, sem na verdade pedir explicação nenhuma pra própria periferia".
Confira abaixo o vídeo do Canal Musicália onde Juscelino Filho analisa e contextualiza a letra de "Mais do Mesmo", composta pelo Renato Russo e gravada pela Legião Urbana.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
O clássico de Ozzy Osbourne que atingirá 1 bilhão de plays no Spotify em breve
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Renato Russo disse que nunca subiu morro e quem usa drogas ilícitas financia traficantes
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O inesperado esporte que Dado Villa-Lobos foi campeão na França e o fez perder dente


