RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection

As melhores músicas de rock de cada ano dos anos 1990, segundo a Loudwire

Baixistas Frank Bello (Anthrax) e Billy Sheehan (Mr. Big) no próximo álbum do Accept

A banda que fez rock deixar de ser "musiquinha bonitinha", segundo Ian Paice

O clássico do Megadeth que teve inspiração dos Beatles, Queensryche e sushi

A moeda que lançou Mitch Mitchell ao sucesso e depois lhe fechou uma porta dourada

Show de Anette Olzon em Belo Horizonte é adiado por motivos de saúde

Para Ozzy Osbourne, o baixo era o instrumento mais importante em uma banda de rock

Sonic Youth e Kim Gordon prometem novidades para 2026 em post enigmático

Engenheiro de som de Michael Jackson relembra solo de Eddie Van Halen em "Beat It"

Brian May explica por que até hoje não pode vacilar na hora de tocar "Bohemian Rhapsody"

O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire

Os melhores álbuns de metal dos anos 1970, segundo Ozzy Osbourne

5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida

Quando o Black Sabbath foi acusado de ter se vendido por decisão que fãs não aceitaram


Stamp

A canção de Renato Russo que dialoga com Racionais MC's para dar voz a um jovem da periferia

Por
Postado em 19 de março de 2024

Neste vídeo do Canal Musicália, Juscelino Filho compara a riqueza das letras de duas músicas brasileiras emblemáticas: "O Meu Guri" de Chico Buarque e "Mais do Mesmo" da Legião Urbana, destacando a habilidade de Chico Buarque em representar a voz da periferia por meio de uma mãe que desconhece as atividades ilegais do filho, e de Renato Russo ao adotar um eu lírico negro e marginalizado na canção do álbum "Que País É Esse?", de 1987.

Legião Urbana - Mais Novidades

Reprodução - Perfeição - VEVO
Reprodução - Perfeição - VEVO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Então Renato Russo se dá uma licença poética de colocar a sua canção, ele sendo um branco, de classe média alta. Ele faz uma canção falando de um jovem negro de periferia, que além de ser uma ousadia, é um trabalho de empatia que o Chico Buarque faz", explica Juscelino, em uma análise que revela uma crítica contundente de Renato Russo à hipocrisia da classe média, abordando questões como violência, desigualdade social e alienação, além de destacar a falta de empatia e representatividade por parte da elite intelectualizada.

Em um dos trechos analisados - "Bondade sua me explicar com tanta determinação/ Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou/ Eu realmente não sabia que eu pensava assim/ E agora você quer um retrato do país/ Mas queimaram o filme, queimaram o filme" - Juscelino ressalta: "Olha o quanto o intelectual não dá voz, ele evita de dar voz à periferia pra que ele rebusque numa linguagem, faça o seu trabalho chegar nos outros, explicando como que a periferia não tem voz, através da sua voz intelectualizada"(...)"Não tem retrato do país, o filme está queimado, e se o filme está queimada, este intelectual vai esconder com as suas palavras, com as suas terminologias, ele vai esconder esta realidade. Ou de certa forma nem esconder, mas tentar amenizar o seu discurso a partir desta camuflagem".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao desdobrar a letra de "Mais do Mesmo", Juscelino evidencia a mensagem de que a periferia é frequentemente desassistida e sua voz marginalizada pela classe dominante. A música denuncia a falta de investimento nas comunidades periféricas e a tentativa da elite intelectual de teorizar sobre essas realidades sem realmente entender ou ouvir as experiências das pessoas marginalizadas.

"Este é um tipo de canção que dialoga com os Racionais", diz Juscelino. "Ele fala sobre o menino branco, a hipocrisia do menino branco que vai lá praticar as mesmas práticas mas quando é o menino preto fazendo tem um tipo de conotação, quando é o o branco fazendo tem outro tipo de conotação. Ele entrega esse tipo de hipocrisia, ele entrega o quanto nada é feito por essa periferia e ele entrega o quanto que intelectuais brancos de classe média alta tentam teorizar tudo aquilo, tentam dizer como é que é tudo aquilo, sem na verdade pedir explicação nenhuma pra própria periferia".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira abaixo o vídeo do Canal Musicália onde Juscelino Filho analisa e contextualiza a letra de "Mais do Mesmo", composta pelo Renato Russo e gravada pela Legião Urbana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


70000TonsOfMetal


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS