A banda que regravou clássico dos Rolling Stones só para provocar Keith Richards
Por André Garcia
Postado em 17 de março de 2024
Quando uma pessoa normal quer irritar alguém, deixa a toalha molhada na cama, mas para os irmãos Gallagher isso é para os fracos. Após serem alfinetados publicamente por Keith Richards em 1997, eles resolveram revidar mexendo com o que havia para ele de mais precioso: o Rolling Stones.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em 12 de janeiro do ano seguinte Oasis lançou o single "All Around the World" trazendo no lado b um cover propositalmente cru e desleixado de um dos maiores riffs de Keith Richards: "Street Fighting Man". Em entrevista de 1998 para a Elsewhere Noel Gallagher comentou aquele cover:
"A gente nunca toca essa ao vivo. Acho que, na época, Keith Richards estava nos criticando nos jornais, então pensamos em gravar uma de suas músicas só para irritá-lo. Ele falava que o Oasis era ruim, mas recebia um cheque de cerca de 50 mil dólares de royalties."
Segundo o site setlist.fm, entre as 50 músicas mais tocadas ao vivo pelo Oasis há apenas dois covers: "I Am the Walrus" (Beatles) e "My Generation" (The Who). A página confirma que eles jamais tocaram "Street Fighting Man" ao vivo.
Ao longo dos anos 60, muitas vezes os Rolling Stones se nortearam pelos Beatles, seguindo os passos dados por Lennon/McCartney. Por isso muitos acreditam que "Street Fighting Man" tenha sido uma cópia de "Revolution", já que ambas falam da escalada da violência provocada pelas crescentes tensões sociais do final dos anos 60 e tem riffs de guitarra distorcida. Só Jagger e companhia gravaram alguns meses antes.
Originalmente lançada em agosto de 1968 como single nos Estados Unidos, saiu também em dezembro do como faixa de abertura do lado 2 de "Beggars Banquet".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps