O disco que a banda mandou jogar fora e tornou-se um dos mais valiosos da história
Por Emanuel Seagal
Postado em 21 de abril de 2024
Imagine você formar uma banda, tudo correr bem, fazer shows, conseguir um empréstimo para gravar o primeiro EP, planejar uma festa de lançamento do disco, e ao buscar algumas cópias diretamente da fábrica, ficar tão insatisfeito com o resultado a ponto de deixar o restante ir para o lixo. Foi exatamente o que aconteceu com a banda norte-americana Paradoxx, só que ao invés do disco cair no esquecimento, ele tornou-se um dos mais valiosos da história, e suas raríssimas cópias são disputadas até hoje.
O Paradoxx foi formado no início dos anos oitenta, e contava com os irmãos Glen (vocais) e John Dobs (guitarra), o guitarrista Gary Vermette, o baixista Frank Rotondo, e o baterista Jerry Wiener. A banda realizou diversos shows na época, e os irmãos pegaram cinco mil dólares emprestados dos pais para ir ao estúdio Sound Summit gravar seu EP de estreia, "Plan of Attak". Este acordo familiar foi publicado décadas mais tarde em um relançamento do EP, que dizia: "Que esteja entendido que nós, Mãe e Pai Dobbs, fizemos isso para a banda na esperança de que abra portas para vocês e traga o sucesso que merecem." Nem os pais, nem os músicos teriam como imaginar o final da história deste disco.

Reza a lenda de que das quinhentas cópias feitas, os integrantes pegaram cinquenta diretamente da fábrica para distribuir para amigos e jornalistas em uma festa de lançamento, mas o produto final não agradou, há quem diga que foi pelo layout, outros afirmam que foi pela mixagem, mas o que importa é que não quiseram as cópias restantes, que então foram recicladas. Com poucas cópias existentes, tornou-se um dos discos mais raros e disputados na história do metal, e seu preço só aumentou ao longo dos anos. Uma cópia foi vendida por quase dois mil dólares no eBay em 2006, e por cerca de quatro mil dólares em 2016. O valor mais alto até então é de uma cópia autografada, vendida (fonte) em 2016 por oito mil e quinhentos dólares. Segundo o vendedor, "das cinquenta cópias do disco que circularam nos anos oitenta, provavelmente só dez ainda existem." Outra cópia, não autografada, continua a venda no Discogs, pela pechincha de 3.575 dólares.

O disputado disco obteve seu relançamento, intitulado "Plan of Attak - The Complete Worxx", trinta e seis anos depois, pela gravadora No Remorse. Além de contar com as faixas do famoso EP, "Don't Let Go", "Unleashed", "Live Free or Die" e "Black Siren", a banda acrescentou quatro bônus de músicas dos anos oitenta utilizadas em coletâneas locais. Infelizmente um dos fundadores da banda, o vocalista Glen Dobs, faleceu em 2016, anos antes do relançamento.
Em 2023, o guitarrista John Dobbs conversou com o Illinois Entertainer, e comentou sobre o relançamento, dizendo: "Temos muito orgulho do que aqueles garotos de Chicago conseguiram alcançar. O EP original é uma espécie de cálice sagrado, por assim dizer, e poder recriar aquilo e adicionar algumas pérolas perdidas foi muito empolgante para todos. Temos muita sorte, sem dúvida."
Segundo John Dobbs o Paradoxx nunca parou oficialmente, porém foi marcado por diversas mudanças em sua formação. O guitarrista Dave Shankle, que gravou uma das músicas do EP, foi o músico mais conhecido no cenário metal, por tocar com o Manowar no álbum "The Triumph of Steel". John tocou de 1988 até 1998 com o extinto Radakka, que lançou dois discos pela Century Media, e toca atualmente com o Cover Dogs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado

O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro
O desafio que Cazuza fez Paulo Ricardo cumprir para provar que não tinha medo de sua AIDS
Lemmy Kilmister: "Esta coisa de Black Metal me faz rir!"


