Será que David Gilmour vai tocar músicas da fase Roger Waters do Pink Floyd em turnê?
Por André Garcia
Postado em 03 de maio de 2024
Em 2024 os fãs do Pink Floyd não apenas estão comemorando (ou lamentando?) os 30 anos do último disco do Pink Floyd, "The Division Bell". Soma-se a isso o anúncio de um novo disco solo de David Gilmour e uma vindoura turnê para promovê-lo.
Mas nem só de alegrias vivem os fãs de uma banda que tem Gilmour e Roger Waters. Desafetos desde os anos 70, as tensões entre eles chegou ao limite em 1985, quando o segundo deixou a banda certo de que ela automaticamente acabaria. Como não acabou, a história virou se arrastou na justiça.
Apesar de toda a animosidade — que nem a reunião em 2005 no Live 8 dissipou — o guitarrista jamais teve problemas em tocar músicas do Pink Floyd em suas turnês como artista solo.
Pois parece que aquelas tretas no ano passado por causa da guerra da Ucrânia azedou o clima de vez. Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, a coisa escalonou a um ponto em que Gilmour estaria demonstrado na produção de sua turnê "má vontade" em tocar o material setentista do Pink Floyd — quando era liderado por Waters.
Em recente entrevista para a Uncut, ele demonstrou apreço pela fase Syd Barrett da banda: "'Astronomy [Domine]' é sempre divertida e faz o pessoal começar com o pé direito."
A fase pós Roger Waters também deve ser lembrada no setlist:
"Tem músicas do 'A Momentary Lapse of Reason' e do 'The Division Bell'. Pô, "High Hopes" é tão boa quanto qualquer coisa que a gente tenha feito em qualquer fase."
Se Gilmour mantiver a decisão de não tocar a fase anos 70 do Pink Floyd, estarão destacados do setlist clássicos como "Echoes", "Time", "Money", "Wish You Were Here", "Dogs", "Another Brick in the Wall" e "Confortably Numb". Alguém faça o homem mudar de ideia!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps