O motivo pelo qual Robert Fripp recusou Elton John no King Crimson
Por André Garcia
Postado em 19 de junho de 2024
Antes de se tornarem astros, músicos como Rick Wakeman, Jimmy Page e Elton John pagaram o aluguel trabalhando como músicos de estúdio. David Bowie, por exemplo, teve Wakeman como tecladista em "Hunky Dory" (1971).
O King Crimson poderia ter tido Elton John em seu segundo álbum, ""In the Wake of Poseidon"Poseidon" (1969) — mas curiosamente não como tecladista, e sim como vocalista. A parceria só não saiu do papel por falta de interesse por parte do líder da banda, o desde sempre esquisitão Robert Fripp.
Elton John - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, John chegou a ser contratado, mas Robert desistiu assim que ouviu o álbum de estreia dele (e não ficou nem um pouco impressionado).
"Elton [John] tinha sido contratado para cantar todas as músicas do ['In the Wake of] Poseidon' por 250 libras [...], mas o estilo dele não parecia adequado para o [King] Crimson".
O guitarrista apontou também como motivo para ter cancelado as sessões o fato de que o material que tinha em mãos para o álbum era "ruim". Muitos concordam que dos sete álbuns de sua primeira encarnação, o "In the Wake of Poseidon" é o patinho feio.
Elton John no pop e King Crimson no rock progressivo, ambos fizeram história ao longo dos anos 70 e 80. No começo de suas carreiras, entretanto, ambos começaram bem devagar em termos comerciais. "Empty Sky" (1969), álbum de estreia do pianista, vendeu pouco e sequer foi lançado nos Estados Unidos até 1975; mas depois ele se tornou um dos astros da Inglaterra.
Já o King Crimson, apesar de seu conteúdo musical fabuloso, nunca foi exatamente de vender milhões de cópias, lotar estádios e disputar pelo topo das paradas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"

Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
O "melhor álbum já gravado", segundo Elton John, é de um outro pianista
O ídolo que Elton John sentiu pena ao conhecer: "Espero que isso nunca aconteça comigo"


