O que era a Caravana do Chacrinha, que Capital Inicial não aceitou e fez denúncia
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de junho de 2024
O apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, revolucionou a televisão brasileira com programas na TV Tupi, TV Record, TV Globo entre outras emissoras.
Ele ficou famoso por sempre convidar atrações musicais para seus programas e muitas bandas de rock dos anos 1980 no Brasil conseguiram crescer sua popularidade muito por causa das aparições nos quadros do Velho Guerreiro.
O problema é que isso acabou gerando algumas rusgas. O caso da banda Ira é famoso, já que o grupo se recusou a usar chapéu de Papai Noel no programa e foi colocado na geladeira. O Capital Inicial, por sua vez, decidiu que não ia participar das famosas Caravanas do Chacrinha. Mas o que era essa prática?
Capital Inicial - Mais Novidades
Basicamente, as caravanas funcionavam assim: a banda em questão se apresentava no programa do Chacrinha e ganhava enorme popularidade. Em troca, esse mesmo conjunto precisava fazer uma "caravana" viajando de van ou ônibus e fazendo pequenas apresentações de bar e bar durante uma madrugada no subúrbio do Rio de Janeiro.
Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, comentou em seu canal no YouTube sobre o caso: "Nos foi oferecida a possibilidade de aparecer lá, mas nos disseram que para isso acontecer, nós precisávamos gravar uns playbacks no subúrbio do Rio. Não entendemos muito bem, a produção disse que todos fazem. Denunciamos para a imprensa.
Nós precisávamos filmar a gente tocando em vários bares em diferentes bairros do Rio. Quem estava ganhando dinheiro com isso? Por que era uma condição para participar? Achamos isso ofensivo e degradante. Fizemos apenas uma noite e desistimos da segunda. A gravadora disse que se nós não nos apresentássemos a Globo ia fechar as portas e nossa carreira ia acabar", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps