Rob Halford escolhe a melhor música do Judas Priest, "foi um grande momento para nós"
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2024
Definir o melhor álbum da própria carreira é complicado para qualquer músico, pois cada projeto é fruto de um período específico, com diferentes influências e contextos emocionais. Apesar da dificuldade, essa escolha é muito interessante para os fãs, que têm a oportunidade de entender melhor a perspectiva do artista sobre sua própria discografia e descobrir quais trabalhos possuem um significado especial para ele.
Não seria diferente para Rob Halford, o respeitado e admirado vocalista do Judas Priest, ainda mais considerando que a banda é louvada como uma das mais importantes da história do Heavy Metal, pois foi a primeira a unir o peso com a temática obscura do Black Sabbath com a intensidade do trabalho de bandas como Deep Purple e Led Zeppelin, e aos poucos dando ênfase mais ao Rock Pesado do que às influências do Blues, além de ter sido um dos grupos pioneiros no gênero no uso de duas guitarras e pela associação das roupas de couro ao Metal.
Dentre os álbuns mais importantes lançados pelo Judas Priest está o "British Steel", seu sexto trabalho de estúdio, lançado em 1980, e que traz músicas como "Living After Midnight", "Grinder" e "Breaking The Law". Sobre esta última, Rob diz que ela é "um ataque contra a sociedade", ao mesmo tempo que não se lembra de onde veio a expressão que deu nome ao título.
"Acabou sendo um dos riffs clássicos do metal de todos os tempos. Pelo que me lembro, a maior parte da música foi concebida quando estávamos na antiga casa de Ringo Starr, gravando o álbum. Por melhor que fosse a música, as letras tinham o seu lugar. E a letra veio do nada. 'Breaking The Law': de onde veio isso? Eu não tenho a menor ideia. Mas abordou uma angústia que Priest nunca havia realmente coberto até aquele ponto(...)Todos viemos de origens difíceis da classe trabalhadora; Walsall e West Bromwich eram partes bastante sombrias de Birmingham naquela época. Todos nós podemos nos identificar com a necessidade e o desejo de tentar sair de um ciclo desagradável".
E ainda segundo Halford, a música é a melhor deles, e não apenas porque "British Steel", de maneira geral, sinalizou um grande momento para o Metal. "Acho que foi um grande momento para nós. Foi como um divisor de águas para o Metal até certo ponto. Estávamos simplesmente lançando música após música", relembra a Far Out.
Embora as letras venham do ponto de vista de alguém que foi injustiçado, a música está longe de promover a violência e é mais um farol otimista das possibilidades de mudança. Mesmo que Halford cante sobre ter "cada promessa quebrada" e "raiva em meu coração", "Breaking the Law" representa o poder da união e como a igualdade é algo que se alcança com colaboração e respeito.
"Não apenas isso, mas a mensagem, que é um ataque contra a sociedade da perspectiva de alguém que realmente está contra tudo isso. Provavelmente, [a letra da música] é ainda mais relevante hoje do que era na época. Está atacando 'o homem' e a máquina", disse Halford.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps