Gravações de "Ride The Lightning" foram marcadas pela solidão, segundo Kirk Hammett
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de julho de 2024
Lançado em julho de 1984, "Ride The Lightning" é o segundo disco de estúdio do Metallica. Sucessor do excelente "Kill 'Em All", "Ride The Lightning" é um dos maiores clássicos da história do Metal e apresenta músicas que se tornaram hits do Metallica, como "For Whom The Bell Tolls", "Fade To Black" e "Creeping Death".
"Ride The Lightning" foi gravado na Dinamarca, país natal de Lars Ulrich, baterista e membro fundador do Metallica. Os outros três músicos da banda (James Hetfield, Kirk Hammett e Cliff Burton), todos nascidos nos Estados Unidos da América, estavam longe de suas casas e de suas respectivas famílias.
A distância de casa e a ausência de pessoas próximas foi sentida por James, Cliff e Kirk. Em uma entrevista concedida à revista Guitar World em 2016, Kirk Hammett (guitarrista que entrou para o Metallica em 1983 e continua na banda até hoje) falou sobre o conturbado período que precedeu o lançamento de "Ride The Lightning".
Ao ser questionado sobre a experiência de gravar um disco do outro lado do planeta, Kirk respondeu: "Foi [uma experiência] super criativa, mas também foi muito solitária e deprimente para nós, porque estávamos a um passo de ficarmos sem teto. Todos nós tínhamos embarcado nessa para assinar com uma gravadora, gravar discos e sair em turnê. Mas, na época, estávamos vivendo uma vida precária, e todos nós estávamos preocupados com o que iria acontecer. Será que um show apareceria? Ou receberíamos um telefonema dizendo: ‘Vocês são muito radicais’. Havia uma série de fatores diferentes", relatou Kirk, que na sequência, falou sobre a solidão.
"Também nos sentíamos solitários por estarmos tão longe de casa. Pelo menos Cliff, James e eu. Todos nós tínhamos namoradas na época e ficávamos fora por três ou quatro meses de cada vez. Era aquele tipo de sentimento de solidão que se tem quando se está na estrada e longe dos entes queridos por muito tempo. Acho que esse sentimento básico foi canalizado para o álbum", acrescentou Hammett.
No fim das contas, a solidão e os demais perrengues valeram a pena, pois "Ride The Lightning" continua muito relevante 40 anos após o seu lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps