Tony Martin diz que se afastou da música por anos após ser demitido do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
A banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath teve vários vocalistas ao longo de sua extensa história, que começou a ser escrita no final da década de 1960. Um desses vocalistas, que gravou cinco discos de estúdio com o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, é Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os caminhos de Tony Martin e do Black Sabbath começaram a se cruzar na metade dos anos 80, quando o Tony mais famoso (Iommi) procurava um substituto para Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que gravou "Seventh Star", disco lançado em 1986. O talentoso Ray Gillen foi escolhido como novo vocalista do Sabbath, porém, ele picou a mula durante as gravações do álbum "The Eternal Idol".
Um belo dia, Tony Martin recebeu uma ligação de Albert Chapman, seu empresário e amigo, que trabalhou com o Sabbath durante a década de 70. Chapman queria dar uma volta com Martin, que por sua vez, aceitou o convite, mesmo sem saber qual seria o destino final do passeio.
"Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi", relembrou Tony Martin, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", acrescentou o cantor e compositor inglês.
Martin gravou "The Eternal Idol", "Headless Cross" e "Tyr", álbuns lançados em 1987, 1989 e 1990. Infelizmente, a sua aventura com o Sabbath acabou em 1991, quando Iommi decidiu chamar o vocalista Ronnie James Dio, que foi o frontman do grupo entre 1979 e 1982.
"Fiquei arrasado. Isso era algo que eu não esperava. Eu achava que estávamos indo bem. Eu simplesmente me afastei da música por alguns anos", relatou Tony Martin, que retornou ao Sabbath em 1992, depois da turnê de divulgação do álbum "Dehumanizer".
"Com a nossa banda você nunca pode dizer nada com certeza. Nós terminamos, voltamos, expulsamos alguém e o trouxemos de volta. Com Ozzy aconteceu duas ou três vezes, e duas vezes com Ronnie. Os membros da banda Black Sabbath entram e saem como ioiôs. Aprendi a nunca descartar nada – a menos que alguém esteja morto", contou Iommi.
Apesar de ter sido demitido do Black Sabbath em 1991 e em 1995, Tony Martin aparentemente não guarda mágoas.
"No início, eu era basicamente um desconhecido das ruas (...). Isso [ser demitido duas vezes] não foi muito bom, mas não guardo nenhum sentimento ruim", pontuou o cantor.
Para conferir algumas músicas do Black Sabbath gravadas por Tony Martin, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
O disco ao vivo do Judas Priest que mudou a forma de cantar de Michael Sweet
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori

O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Quando Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O clássico do Black Sabbath inspirado pela iminência de uma guerra nuclear
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A mensagem que Ronnie James Dio quis passar em "Stand Up and Shout"
Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"


