Tony Martin diz que se afastou da música por anos após ser demitido do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
A banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath teve vários vocalistas ao longo de sua extensa história, que começou a ser escrita no final da década de 1960. Um desses vocalistas, que gravou cinco discos de estúdio com o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, é Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os caminhos de Tony Martin e do Black Sabbath começaram a se cruzar na metade dos anos 80, quando o Tony mais famoso (Iommi) procurava um substituto para Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que gravou "Seventh Star", disco lançado em 1986. O talentoso Ray Gillen foi escolhido como novo vocalista do Sabbath, porém, ele picou a mula durante as gravações do álbum "The Eternal Idol".
Um belo dia, Tony Martin recebeu uma ligação de Albert Chapman, seu empresário e amigo, que trabalhou com o Sabbath durante a década de 70. Chapman queria dar uma volta com Martin, que por sua vez, aceitou o convite, mesmo sem saber qual seria o destino final do passeio.
"Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi", relembrou Tony Martin, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", acrescentou o cantor e compositor inglês.
Martin gravou "The Eternal Idol", "Headless Cross" e "Tyr", álbuns lançados em 1987, 1989 e 1990. Infelizmente, a sua aventura com o Sabbath acabou em 1991, quando Iommi decidiu chamar o vocalista Ronnie James Dio, que foi o frontman do grupo entre 1979 e 1982.
"Fiquei arrasado. Isso era algo que eu não esperava. Eu achava que estávamos indo bem. Eu simplesmente me afastei da música por alguns anos", relatou Tony Martin, que retornou ao Sabbath em 1992, depois da turnê de divulgação do álbum "Dehumanizer".
"Com a nossa banda você nunca pode dizer nada com certeza. Nós terminamos, voltamos, expulsamos alguém e o trouxemos de volta. Com Ozzy aconteceu duas ou três vezes, e duas vezes com Ronnie. Os membros da banda Black Sabbath entram e saem como ioiôs. Aprendi a nunca descartar nada – a menos que alguém esteja morto", contou Iommi.
Apesar de ter sido demitido do Black Sabbath em 1991 e em 1995, Tony Martin aparentemente não guarda mágoas.
"No início, eu era basicamente um desconhecido das ruas (...). Isso [ser demitido duas vezes] não foi muito bom, mas não guardo nenhum sentimento ruim", pontuou o cantor.
Para conferir algumas músicas do Black Sabbath gravadas por Tony Martin, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine

5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
O momento mais difícil da carreira de Geezer Butler, segundo ele mesmo
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção
O lendário vocalista que se formou em farmácia, mas escolheu o heavy metal


