Tony Martin diz que se afastou da música por anos após ser demitido do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
A banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath teve vários vocalistas ao longo de sua extensa história, que começou a ser escrita no final da década de 1960. Um desses vocalistas, que gravou cinco discos de estúdio com o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, é Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os caminhos de Tony Martin e do Black Sabbath começaram a se cruzar na metade dos anos 80, quando o Tony mais famoso (Iommi) procurava um substituto para Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que gravou "Seventh Star", disco lançado em 1986. O talentoso Ray Gillen foi escolhido como novo vocalista do Sabbath, porém, ele picou a mula durante as gravações do álbum "The Eternal Idol".
Um belo dia, Tony Martin recebeu uma ligação de Albert Chapman, seu empresário e amigo, que trabalhou com o Sabbath durante a década de 70. Chapman queria dar uma volta com Martin, que por sua vez, aceitou o convite, mesmo sem saber qual seria o destino final do passeio.
"Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi", relembrou Tony Martin, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", acrescentou o cantor e compositor inglês.
Martin gravou "The Eternal Idol", "Headless Cross" e "Tyr", álbuns lançados em 1987, 1989 e 1990. Infelizmente, a sua aventura com o Sabbath acabou em 1991, quando Iommi decidiu chamar o vocalista Ronnie James Dio, que foi o frontman do grupo entre 1979 e 1982.
"Fiquei arrasado. Isso era algo que eu não esperava. Eu achava que estávamos indo bem. Eu simplesmente me afastei da música por alguns anos", relatou Tony Martin, que retornou ao Sabbath em 1992, depois da turnê de divulgação do álbum "Dehumanizer".
"Com a nossa banda você nunca pode dizer nada com certeza. Nós terminamos, voltamos, expulsamos alguém e o trouxemos de volta. Com Ozzy aconteceu duas ou três vezes, e duas vezes com Ronnie. Os membros da banda Black Sabbath entram e saem como ioiôs. Aprendi a nunca descartar nada – a menos que alguém esteja morto", contou Iommi.
Apesar de ter sido demitido do Black Sabbath em 1991 e em 1995, Tony Martin aparentemente não guarda mágoas.
"No início, eu era basicamente um desconhecido das ruas (...). Isso [ser demitido duas vezes] não foi muito bom, mas não guardo nenhum sentimento ruim", pontuou o cantor.
Para conferir algumas músicas do Black Sabbath gravadas por Tony Martin, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies


Jack Osbourne diz que último show de Ozzy arrecadou "seis ou sete" milhões de libras
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
Sucesso de público, exposição de Ozzy Osbourne é estendida até setembro
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
Os 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom


