Tony Martin diz que se afastou da música por anos após ser demitido do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
A banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath teve vários vocalistas ao longo de sua extensa história, que começou a ser escrita no final da década de 1960. Um desses vocalistas, que gravou cinco discos de estúdio com o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, é Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os caminhos de Tony Martin e do Black Sabbath começaram a se cruzar na metade dos anos 80, quando o Tony mais famoso (Iommi) procurava um substituto para Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que gravou "Seventh Star", disco lançado em 1986. O talentoso Ray Gillen foi escolhido como novo vocalista do Sabbath, porém, ele picou a mula durante as gravações do álbum "The Eternal Idol".
Um belo dia, Tony Martin recebeu uma ligação de Albert Chapman, seu empresário e amigo, que trabalhou com o Sabbath durante a década de 70. Chapman queria dar uma volta com Martin, que por sua vez, aceitou o convite, mesmo sem saber qual seria o destino final do passeio.
"Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi", relembrou Tony Martin, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", acrescentou o cantor e compositor inglês.
Martin gravou "The Eternal Idol", "Headless Cross" e "Tyr", álbuns lançados em 1987, 1989 e 1990. Infelizmente, a sua aventura com o Sabbath acabou em 1991, quando Iommi decidiu chamar o vocalista Ronnie James Dio, que foi o frontman do grupo entre 1979 e 1982.
"Fiquei arrasado. Isso era algo que eu não esperava. Eu achava que estávamos indo bem. Eu simplesmente me afastei da música por alguns anos", relatou Tony Martin, que retornou ao Sabbath em 1992, depois da turnê de divulgação do álbum "Dehumanizer".
"Com a nossa banda você nunca pode dizer nada com certeza. Nós terminamos, voltamos, expulsamos alguém e o trouxemos de volta. Com Ozzy aconteceu duas ou três vezes, e duas vezes com Ronnie. Os membros da banda Black Sabbath entram e saem como ioiôs. Aprendi a nunca descartar nada – a menos que alguém esteja morto", contou Iommi.
Apesar de ter sido demitido do Black Sabbath em 1991 e em 1995, Tony Martin aparentemente não guarda mágoas.
"No início, eu era basicamente um desconhecido das ruas (...). Isso [ser demitido duas vezes] não foi muito bom, mas não guardo nenhum sentimento ruim", pontuou o cantor.
Para conferir algumas músicas do Black Sabbath gravadas por Tony Martin, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos

James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A coisa inacreditável que fãs achavam que o Black Sabbath podia fazer com eles
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Rick Wakeman fala sobre tour do Yes com o Black Sabbath e elogia Ozzy Osbourne
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal


