Tony Martin diz que se afastou da música por anos após ser demitido do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
A banda inglesa de Heavy Metal Black Sabbath teve vários vocalistas ao longo de sua extensa história, que começou a ser escrita no final da década de 1960. Um desses vocalistas, que gravou cinco discos de estúdio com o grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, é Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os caminhos de Tony Martin e do Black Sabbath começaram a se cruzar na metade dos anos 80, quando o Tony mais famoso (Iommi) procurava um substituto para Glenn Hughes (ex-Deep Purple), que gravou "Seventh Star", disco lançado em 1986. O talentoso Ray Gillen foi escolhido como novo vocalista do Sabbath, porém, ele picou a mula durante as gravações do álbum "The Eternal Idol".
Um belo dia, Tony Martin recebeu uma ligação de Albert Chapman, seu empresário e amigo, que trabalhou com o Sabbath durante a década de 70. Chapman queria dar uma volta com Martin, que por sua vez, aceitou o convite, mesmo sem saber qual seria o destino final do passeio.
"Então, paramos em uma casa, Albert bate na porta da frente e quando a porta é aberta, lá está Tony Iommi", relembrou Tony Martin, durante entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Fui convidado para cantar ‘The Shining’, que se tornou a música de abertura do ‘The Eternal Idol’, e imediatamente me disseram: 'Você conseguiu o trabalho’. Mas antes de absorver, eles acrescentaram: ‘O álbum tem que ser concluído em sete dias’. Minha resposta foi: ‘Ok, vou tentar.’ E essa foi minha introdução ao Black Sabbath", acrescentou o cantor e compositor inglês.
Martin gravou "The Eternal Idol", "Headless Cross" e "Tyr", álbuns lançados em 1987, 1989 e 1990. Infelizmente, a sua aventura com o Sabbath acabou em 1991, quando Iommi decidiu chamar o vocalista Ronnie James Dio, que foi o frontman do grupo entre 1979 e 1982.
"Fiquei arrasado. Isso era algo que eu não esperava. Eu achava que estávamos indo bem. Eu simplesmente me afastei da música por alguns anos", relatou Tony Martin, que retornou ao Sabbath em 1992, depois da turnê de divulgação do álbum "Dehumanizer".
"Com a nossa banda você nunca pode dizer nada com certeza. Nós terminamos, voltamos, expulsamos alguém e o trouxemos de volta. Com Ozzy aconteceu duas ou três vezes, e duas vezes com Ronnie. Os membros da banda Black Sabbath entram e saem como ioiôs. Aprendi a nunca descartar nada – a menos que alguém esteja morto", contou Iommi.
Apesar de ter sido demitido do Black Sabbath em 1991 e em 1995, Tony Martin aparentemente não guarda mágoas.
"No início, eu era basicamente um desconhecido das ruas (...). Isso [ser demitido duas vezes] não foi muito bom, mas não guardo nenhum sentimento ruim", pontuou o cantor.
Para conferir algumas músicas do Black Sabbath gravadas por Tony Martin, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Andria Busic disponibiliza "Life As It Is" e lança videoclipe de "The Templars"
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal


