Fernanda Lira comenta situações impostas pelo patriarcado: "Qual a coerência disso?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de julho de 2024
A baixista e vocalista Fernanda Lira, da Crypta, é feminista e luta pelo espaço das mulheres na cena do metal. Em entrevista ao Metalks, ela explicou como o patriarcado da sociedade atrapalha nessa sua batalha.

"Hoje, com um entendimento mais claro do feminismo e de alguns conceitos sobre o patriarcado, consigo perceber nuances mais sutis, como o nível absurdo de exigência em relação às mulheres. Por exemplo, a mulher tem que estar impecável no palco, porque senão é criticada. Quando foi a última vez que você ouviu alguém dizer: ‘Nossa, fulano está grisalho?’ Eu comecei a receber comentários sobre meus cabelos grisalhos. Eu amo isso, acho maravilhoso.
Nunca vi ninguém comentar sobre a aparência de homens em bandas, mas as mulheres sim. Se uma mulher usa uma roupa muito larga, dizem que ela quer ser como os caras. Se usa uma roupa muito curta, dizem que ela quer mostrar os peitos enquanto toca. Não há saída para a mulher, ela tem que ser impecável, perfeita, algo imposto pelo patriarcado.
Na Crypta, por exemplo, quando estávamos na fase do ‘Echoes of the Soul’, usávamos muito rebite, e as pessoas diziam que o visual era forçado, mesmo ouvindo bandas que usavam spikes gigantes. Qual a coerência disso? Existe uma resistência ao que as mulheres fazem. Isso é algo que os próprios homens muitas vezes nem percebem que estão fazendo.
Outra questão sutil é a mania de colocar mulheres umas contra as outras, algo feio que acontece muito na sociedade e também no metal. As pessoas não entendem que somos todas parceiras. Tentam criar competições entre nós, como ‘Mayara canta melhor’, ‘quem é melhor, Diva ou Fernanda?’, ‘quem é mais bonita?’.
Quando saí da Nervosa, era marcada em enquetes o tempo todo. As pessoas votavam em quem era melhor, mais bonita. Isso é um esforço inútil. A Diva, por exemplo, foi ao nosso show em Madri, e eu me emocionei. Ela é maravilhosa, eu a amo, e quero mais mulheres ocupando esses espaços. Não quero ser melhor ou mais bonita que ninguém, não nos importamos com isso. Somos todas amigas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Por que Coca-Cola não contestou arte do primeiro disco do Judas Priest, segundo K.K. Downing
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Fernanda Lira toca vestida de cachorro-quente em show da Crypta
Bangers Open Air confirma Project46, Crypta e Korzus para 2026
Fernanda Lira faz enquete para saber se jogo chama pebolim ou totó e resultado surpreende



