Como Phil X reage quando erra trechos de Richie Sambora no show do Bon Jovi
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de agosto de 2024
O guitarrista canadense Phil X substituiu o lendário Richie Sambora no Bon Jovi e, naturalmente, precisa tocar trechos de clássicos nos shows gravados originalmente pelo seu predecessor. Em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar, Phil refletiu sobre como lida quando eventualmente erra um trecho ou outro das frases musicais de Sambora.
"Eu não me preocupo com notas. Acho que se você toca uma nota errada e ela soa estranha até para você, então você pode transformá-la em uma boa nota... Tudo é sobre disfarce. Eu toco notas erradas o tempo todo. Quando é importante, realmente tento não fazê-lo, porque estou substituindo um cara tão grande quanto Richie Sambora do Bon Jovi. E a primeira vez que toquei ao vivo em um violão de 12 cordas — tipo, um violão de 12 cordas não é minha praia, cara, mas teve que ser. Estávamos no bis, e eu fiz um set incrível. Mas se eu errar, tem gente que vai dizer: 'Isso foi péssimo.'"
"Então, há coisas com as quais você não quer mexer. Acredito que entrei nessa coisa do Bon Jovi com a mentalidade certa. Foi tipo, 'Ok, você não pode se desviar do solo de 'Livin' on a Prayer.' Tem que ser aquele solo. Não tem essa de, 'Ei, vamos improvisar isso aqui.' Não tem nada disso. E há muitas músicas assim. Há músicas em que eu posso brilhar. Se é a sua coisa, você pode tocar quantas notas erradas quiser. [Mas] se você quer conseguir um trabalho e tocar a música de outra pessoa, provavelmente vai querer evitar as notas erradas. Mas, novamente, divirta-se com isso."
Phil X relembrou como lutou contra a síndrome do impostor durante um show particularmente emocional do Bon Jovi em Milão, que foi um dos poucos momentos em que Jon Bon Jovi interrompeu uma música porque estava emocionalmente sobrecarregado pela energia da multidão. O guitarrista disse:
"Sabe o que eu estava pensando? Eu estava pensando, 'Este não é o meu momento, por mais incrível que seja. Richie deveria estar aqui para isso.' Foi isso que pensei. E, para mim, foi estranho ser o cara com um show tão legal por causa da situação de outra pessoa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps