A corretíssima exigência que Frejat impôs para gravar álbum do Barão Vermelho
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de agosto de 2024
Durante o processo de gravação do álbum "Carnaval" do Barão Vermelho, Frejat fez uma exigência que mudaria a dinâmica da banda. Em uma entrevista ao Disco Voador, ele relembra a importância de incluir Fernando Magalhães e Peninha como membros plenos do grupo, decisão que viria a solidificar a formação da banda naquela época.
Barao Vermelho - Mais Novidades
"No ‘Declare Guerra’, temos o Fernando Magalhães e o Peninha. Eles não eram membros efetivos e iam ter importância maior depois. O Fernando participou em uma música, ele estava tocando na estrada conosco e não queríamos deixar o cara de fora do trabalho. O Peninha sempre foi o percussionista que gravou tudo do Barão no estúdio. Ele passou a tocar conosco depois desse disco. Chamamos ele para a estrada. Ele gravou até ‘Bete Balanço’, mas não tínhamos um vínculo de amizade mais profunda. Era uma relação inicial que depois vai se transformar numa presença absolutamente onipresente dentro do trabalho do Barão."
Frejat explicou que, quando começaram a ensaiar para o álbum "Carnaval", ele insistiu para que Fernando e Peninha participassem desde o início, mesmo que oficialmente ainda não fossem considerados membros da banda. "No ‘Carnaval’, o Guto e o Dé queriam ensaiar só nós três, porque o Maurício Barros tinha saído e tínhamos virado um trio. O Peninha e o Fernando ficaram com o crédito de participação mais do que especial. Começamos a ensaiar e no primeiro dia falei: ‘Se não chamar eles dois para ensaiar conosco desde o começo não vai rolar. Não consigo ouvir o Barão hoje sem eles dois. A guitarra sou eu e Fernando juntos’."
Essa decisão foi crucial para Frejat. Ele não queria que Fernando e Peninha fossem apenas músicos convidados, mas integrantes plenos do Barão Vermelho. "Naquela altura do ‘Carnaval’, já tínhamos feito o ‘Declare Guerra’ e fomos para a estrada. Eu não conseguia mais gravar todas as guitarras e só chamar ele para dar um agrado, como foi no ‘Rock em Geral’. Se o Guto e o Dé não quisessem chamar eles dois, eu não ia querer nem fazer o disco."
Quando o baixista Dé deixou a banda e foi substituído por Dadi, Frejat novamente defendeu a inclusão de Fernando e Peninha como membros oficiais. "Eles foram creditados como participação, mas quando o Dé sai e o Dadi entra, pensei: ‘Fernando e Peninha estão aqui há muito mais tempo e o Dadi vai entrar como membro oficial e eles não? Bota todo mundo junto nessa porra!’ Eles passaram a ser creditados como membros da banda e quando o Rodrigo Santos entrou no lugar do Dadi, foi a mesma coisa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante

Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Barão Vermelho: riff de "Pro Dia Nascer Feliz" veio de música do Rush?
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho


