John Fogerty e sua canção preferida do Creedence Clearwater Revival
Por Bruce William
Postado em 15 de agosto de 2024
Creedence Clearwater Revival, também conhecido como Creedence ou CCR, foi uma banda de rock americana formada em 1967, conhecida por seu som distintivo que misturava Rock, Blues e Country com letras socialmente conscientes. Com sucessos como "Have You Ever Seen The Rain," "Bad Moon Rising" e "Fortunate Son," a banda rapidamente se tornou um ícone do rock nos anos 60 e 70. Embora sua carreira tenha sido curta, durando apenas até 1972, o CCR deixou um legado perene na música, com canções que continuam a ser populares até hoje.
Creedence C. Revival - + Novidades
John Fogerty, o principal compositor, vocalista e guitarrista do CCR, foi a força criativa por trás do sucesso da banda. Após o fim do grupo, Fogerty seguiu uma carreira solo de sucesso, continuando a produzir músicas que ressoavam com o público. Apesar dos desafios e disputas legais com ex-integrantes da banda e gravadoras, ele manteve sua relevância na cena musical, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do rock e por seu papel fundamental na definição do som do CCR.
No livro "Bad Moon Rising: The Unofficial History of Creedence Clearwater Revival", de Hank Bordowitz, Fogerty fala sobre a canção que, para ele, foi a melhor que ele escreveu em sua carreira. O resgate foi feito pela Far Out.
"O Exército e o Creedence colidiram, então eu fiquei sendo 'aquele hippie com um álbum tocando no rádio'". Contextualizando: John ainda estava servindo as Forças Armadas quando o Creedence começou a emplacar seus sucessos. "Eu estava querendo deixar o Exército, e na escadaria do meu prédio havia uma carta do governo no tamanho de um diploma. Ela ficou lá por alguns dias, perto da minha porta. Até que um dia, olhei para o envelope e me abaixei para conferir, percebendo que estava escrito 'John Fogerty'."
"Fui para casa, abri e vi que era minha honrosa dispensa do Exército. Finalmente estava fora! Era 1968 e as pessoas ainda estavam morrendo [no Vietnã]. Fiquei tão feliz que corri para meu pequeno gramado dando piruetas. Aí entrei em casa, peguei meu violão e comecei a dedilhar. 'Deixei um bom emprego na cidade' e então várias linhas bacanas foram surgindo imediatamente."
Prossegue Fogerty: "Montei as mudanças de acordes, o acorde menor onde se diz 'Big wheel keep on turnin/Proud Mary keep on burnin' (ou 'boinin', usando minha pronúncia funkeada que aprendi com Howlin' Wolf). No momento em que fiz 'Rolling, roll, roll on the river' eu soube que tinha escrito minha melhor música. Sentia vibrar dentro de mim. Quando ensaiamos, me senti como Cole Porter."
"Proud Mary", a canção, foi lançada pelo Creedence em seu álbum de 1969, "Bayou Country". A Proud Mary, mais formalmente conhecida como Mary Elizabeth, era um navio real baseado em Memphis, Tennessee. A Proud Mary navegou ao longo do rio Mississippi de 1928 a 1978 [wikipedia]. Dois anos mais tarde a canção com este nome faria sucesso na versão de Ike & Tina Turner, e na década seguinte seria relançada pela cantora em discos ao vivo e de estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps