Steve Harris, do Iron Maiden, explica por que escreve sobre guerras em suas letras
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de agosto de 2024
Em atividade há mais de meio século, o músico britânico Steve Harris é baixista, membro fundador e compositor da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden. Ao longo de sua brilhante carreira, Steve Harris escreveu diferentes músicas que falam sobre guerra, sendo que a mais popular é "The Trooper", faixa do sensacional "Piece Of Mind", quarto álbum de estúdio do Maiden, lançado em maio de 1983.
Iron Maiden - Mais Novidades
Um dos grandes hits da carreira do Iron Maiden, "The Trooper" foi ouvida quase 500 milhões de vezes no Spotify, número expressivo, ainda mais para uma obra lançada com mais de 40 anos de existência.
Segundo Steve Harris (autor da música em questão), a letra de "The Trooper" foi inspirada no poema "The Charge of the Light Brigade", escrito por Alfred Lord Tennyson. De acordo com a Wikipedia, a obra conta a história da Carga da Brigada Ligeira durante a Batalha de Balaclava, que aconteceu em 1854, na Guerra da Crimeia, e envolveu o império russo e o império britânico.
"É [sobre] a ideia de alguém que recebe ordens para ir lutar. Naquela época, não se questionava. Eles não tinham permissão para questionar. Você montava no cavalo e ia direto para a batalha, por mais ridícula que fosse a situação, com canhões disparando contra você. Há muitas coisas malucas que as pessoas recebem ordens para fazer nas guerras, e muitas de nossas músicas tratam disso", afirmou Harris, durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2019.
Na mesma entrevista, Steve contou por qual razão ficou fascinado por guerras, e por que aborda o tema com frequência em suas composições.
"Eu cresci adorando história. Era uma das minhas matérias favoritas na escola, então muito disso vem daí. É simplesmente um fascínio pelas coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras, e pelas posições em que as pessoas normais do cotidiano são colocadas e com as quais normalmente não teriam que lidar. Tenho respeito por qualquer pessoa que tenha que fazer o que for preciso para proteger seu país", complementou o chefão do Maiden.
Steve Harris e seus parceiros de banda passarão pelo Brasil em dezembro de 2024. O sexteto fará dois shows em um estádio localizado em São Paulo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
A música dos Smiths que Johnny Marr acha que nenhuma outra banda conseguiria fazer
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Iron Maiden anuncia show extra em São Paulo
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Três grandes vocalistas do Rock que são os preferidos de Bruce Dickinson
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris


