Ritchie Blackmore em 1974 confessou que não ouvia Deep Purple: "Só se estiver bêbado"
Por André Garcia
Postado em 06 de agosto de 2024
Hoje em dia é comum que artistas famosos se tornem uns baitas narcisistas apaixonados por sua própria imagem — especialmente quando ela é refletida nas redes sociais. Os artistas das antigas, entretanto, costumavam ser mais autocríticos do que qualquer outra coisa.
Tanto que ao longo da década de 70 a pessoa que mais atacava os Beatles com críticas mordazes era justamente John Lennon. Um dos maiores cineastas norte-americanos do século passado, Woody Allen dizia que jamais assistia seus filmes após lançados, porque era uma experiência torturantemente desconfortável para ele.
Deep Purple - Mais Novidades
Em entrevista de 1974 para a revista Creem, Ritchie Blackmore confessou que também não suportava ouvir Deep Purple (a não ser que estivesse bêbado) e explicou o motivo de sua frustração: ele próprio.
"Eu nunca ouço essas coisas [os álbuns do Deep Purple]. Não sei se os outros artistas entendem isso, mas eu não consigo ouvir muito do que toco. Só consigo ouvir é quando estou completamente bêbado em uma discoteca em algum lugar, aí ouço nossos discos e penso 'Ah... tudo bem'. Mas se alguém colocar o disco para tocar em casa, sinto uma baita vergonha porque estou tocando apenas um terço do que realmente sou capaz."
"Você nunca consegue se superar em um disco, não adianta! Eu ouço nossos discos e penso 'Meu Deus… isso é horrível'. [Me refiro a] coisas como 'Space Truckin' [do 'Machine Head']. Outras vezes, ouço outra banda e penso 'Pô, isso também é horrível', então pelo menos o nosso trabalho é aceitável, porque é melhor do que o da maioria."
"Para mim, Stevie Wonder está lançando coisas muito boas: 'Superstition' é muito especial. Mas para mim, em um estúdio, é simplesmente impossível [atingir esse nível]. Há quem consiga fazer isso, mas quando chega no palco estraga tudo. Para mim, é o oposto. No palco, sei que posso correr o risco, não consigo fazer isso em um estúdio. Preciso ser excitado por um público. Em outras palavras, gosto de me exibir."
"Sempre que saio e toco violão, sei que sou bom e digo 'Beleza, sou o maioral', tudo surge. Quando entro em um estúdio, sinto que estou tocando só para um engenheiro de som e uma ou outra pessoa. Isso não me dá nada. Então, na maioria das vezes, eu apenas mantenho uma boa média."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"


