Ritchie Blackmore em 1974 confessou que não ouvia Deep Purple: "Só se estiver bêbado"
Por André Garcia
Postado em 06 de agosto de 2024
Hoje em dia é comum que artistas famosos se tornem uns baitas narcisistas apaixonados por sua própria imagem — especialmente quando ela é refletida nas redes sociais. Os artistas das antigas, entretanto, costumavam ser mais autocríticos do que qualquer outra coisa.
Tanto que ao longo da década de 70 a pessoa que mais atacava os Beatles com críticas mordazes era justamente John Lennon. Um dos maiores cineastas norte-americanos do século passado, Woody Allen dizia que jamais assistia seus filmes após lançados, porque era uma experiência torturantemente desconfortável para ele.
Deep Purple - Mais Novidades
Em entrevista de 1974 para a revista Creem, Ritchie Blackmore confessou que também não suportava ouvir Deep Purple (a não ser que estivesse bêbado) e explicou o motivo de sua frustração: ele próprio.
"Eu nunca ouço essas coisas [os álbuns do Deep Purple]. Não sei se os outros artistas entendem isso, mas eu não consigo ouvir muito do que toco. Só consigo ouvir é quando estou completamente bêbado em uma discoteca em algum lugar, aí ouço nossos discos e penso 'Ah... tudo bem'. Mas se alguém colocar o disco para tocar em casa, sinto uma baita vergonha porque estou tocando apenas um terço do que realmente sou capaz."
"Você nunca consegue se superar em um disco, não adianta! Eu ouço nossos discos e penso 'Meu Deus… isso é horrível'. [Me refiro a] coisas como 'Space Truckin' [do 'Machine Head']. Outras vezes, ouço outra banda e penso 'Pô, isso também é horrível', então pelo menos o nosso trabalho é aceitável, porque é melhor do que o da maioria."
"Para mim, Stevie Wonder está lançando coisas muito boas: 'Superstition' é muito especial. Mas para mim, em um estúdio, é simplesmente impossível [atingir esse nível]. Há quem consiga fazer isso, mas quando chega no palco estraga tudo. Para mim, é o oposto. No palco, sei que posso correr o risco, não consigo fazer isso em um estúdio. Preciso ser excitado por um público. Em outras palavras, gosto de me exibir."
"Sempre que saio e toco violão, sei que sou bom e digo 'Beleza, sou o maioral', tudo surge. Quando entro em um estúdio, sinto que estou tocando só para um engenheiro de som e uma ou outra pessoa. Isso não me dá nada. Então, na maioria das vezes, eu apenas mantenho uma boa média."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry

O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Por que o Deep Purple se recusa a fazer uma turnê de despedida
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath


