Quando um fã tentou matar Jimmy Page por causa da "música satanista" do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 04 de agosto de 2024
Desde o início da carreira do Led Zeppelin, sempre houve quem associasse a banda ao Satanismo ou qualquer coisa do tipo. Houve até o caso de um pastor que afirmou categoricamente que se "Stairway To Heaven" fosse tocada ao contrário ela exibiria uma mensagem do cramulhão. A explicação é meio difícil de resumir em um ou dois parágrafos, então se você quiser saber mais detalhes acesse essa matéria para conferir.
Mas o fato é que Page realmente se interessou pelo tema lá nos anos setenta, e ele mesmo admitiu em entrevistas posteriores. "Eu estava bem interessado no misticismo oriental e ocidental, na verdade. E passei tempo lendo e pesquisando", disse o guitarrista em uma entrevista ao falar sobre uma sociedade secreta com que ele teria se envolvido no passado.
Neste ponto perguntam se é verdade a coisa de tocar 'Stairway to Heaven' e ouvir uma mensagem de Satanás, e Page explica: "Sim, bom, vou voltar direto pros Beatles aqui, porque teve uma época que alguém escreveu uma tese sobre Paul McCartney estar morto(...)Se você tocasse os discos de trás pra frente, tinha algo que dizia 'Paul está morto'. Então começaram a tocar de trás pra frente todos os tipos de discos. E claro que nós seríamos candidatos principais para isso. Eu fiquei, 'Meu Deus'... já é difícil escrever a música de frente pra trás, imagine de trás pra frente!", comenta o guitarrista.
A tentativa de assassinato sofrida por Jimmy Page, do Led Zeppelin
Mas houve uma tentativa real de assassinato de Page por conta de um "fã", que felizmente não foi nada sério e, nem de perto chegou a ameaçar a vida do guitarrista. Aconteceu em 31 de março de 1995 quando ele havia se juntado ao vocalista Robert Plant na dupla Page & Plant e estavam passando por Auburn Hills, no Michigan, como parte da turnê onde tocavam músicas em versões quase acústicas do Led que haviam sido registradas em um álbum ao vivo chamado "No Quarter: Jimmy Page and Robert Plant Unledded".
Conforme conta a Ultimate Classic Rock, um ex-fã do Led chamado Lance Alworth Cunningham, de 23 anos de idade, havia decidido fazer algo após deixar de ouvir o Led Zeppelin por concluir que a banda era "satânica".
Com isso, conforme o chefe de polícia local, John Dalton, a ideia do Lance era matar Jimmy Page. E para tanto, ele tentou invadir os bastidores do local do show armado de um canivete. Mas ele foi detido por membros da segurança do local e da própria banda.
O jornal Tampa Bay publicou em suas páginas: "Um ex-fã do Led Zeppelin, que agora chama a música da banda de 'satânica', foi preso por supostamente tentar esfaquear o guitarrista Jimmy Page. Quatro pessoas, incluindo duas que estavam assistindo ao show de sexta-feira em Auburn Hills, Michigan, sofreram cortes leves quando Lance Alworth Cunningham as golpeou com um canivete enquanto caía no chão atrás do palco, disse a polícia".
Após ter seus planos frustados, Cunningham foi preso e encarcerado por três acusações de agressão criminosa e uma acusação de agressão agravada. A ação certamente foi bastante assustadora para as pessoas envolvidas, mas acabou rapidamente e - em uma última derrota para Cunningham - terminou sem que Page sequer soubesse que algo estava errado estava acontecendo. Observando que Cunningham foi detido a 50 pés (pouco mais de quinze metros) do palco, o Detroit News escreveu: "Page, alheio à ação ao seu redor, tocou 'Kashmir' no palco, imperturbável".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps