O álbum do The Who que inspirou David Bowie: "Ele disse que iria continuar de onde parei"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2024
É difícil apontar uma banda que começou ainda nos anos 1960 e até hoje está em plena forma. O The Who se enquadra na descrição e vem cravando seu nome na história do rock com álbuns icônicos como "My Generation", "Tommy" e "Quadrophenia".
O que eles talvez não soubesse na época é que influenciariam outro gigante do rock: David Bowie. Em entrevista resgatada peal Far Out, Pete Townshend se recordou de como Bowie reagiu ao ouvir "Tommy".
"Bowie é alguém que veio nos bastidores do Royal Albert Halluma vez e anunciou para mim que ele iria continuar de onde eu parei com ‘Tommy’." Recordando a história, o guitarrista disse: "Nós tocamos 'Tommy's Holiday Camp'. Foi no dia em que os Stones tocaram no Hyde Park. Fizemos um show com Chuck Berry. Tocamos Tommy e Bowie estava na primeira fila ao lado do meu irmãozinho, que não sabia quem ele era na época."
Townshend recorda: "Ele não era ninguém, ele era um cara chamado David Jones... e ele voltou e disse: 'É isso que eu vou fazer, agora eu vi que posso criar personagens'. Ele fugiu e começou a fazer isso." As consequências desse encontro nos bastidores podem muito bem ter inspirado Bowie a começar a formular planos para futuros personagens como Ziggy Stardust, que tinha uma narrativa clara em sua música e persona – assim como Tommy.
Gustavo Maiato
terça, 27/08, 15:30 (há 5 dias)
para mim
no começo é : eles talvez não soubessem, no plural, mal!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps