Gene Simmons explica o que faz Ronnie Wood dos Stones melhor que John Paul Jones no Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 29 de outubro de 2024
Recentemente Gene Simmons afirmou que não consegue lembrar de nenhuma música em que o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, aparece tocando: "Existem muitos baixistas incríveis, como Jaco Pastorius e os caras do jazz. Ou caras como o Flea, que é muito bom no instrumento dele, mas eu não consigo lembrar de nada que ele toca - e também não gosto do som de um baixo sendo tocado com slap", disse Gene, explicando que, para ele, a técnica apurada desses artistas acaba sendo voltada mais para a exibição do que para a criação de músicas memoráveis.

E durante a conversa com a Guitar World, Gene também comparou dois músicos contemporâneos e que estavam atuando na mesma linha de frente da música da época: Ronnie Wood, que tocava baixo na banda de Jeff Beck e mais tarde iria para os Rolling Stones como guitarrista, e John Paul Jones, que entrou para o Led Zeppelin no final dos anos sessenta.
"Um dos principais músicos que ouvi no começo foi Ronnie Wood, mas apenas na época dele com o Jeff Beck Group. Aqueles dois primeiros álbuns foram fundamentais. Eles saíram antes do Led Zeppelin; ouvi aquele som e fiquei impressionado com a liberdade das músicas". Gene está se referindo aos dois primeiros álbuns lançados pela banda, "Truth" em 1968 e "Beck-Ola" no ano seguinte.
"Jeff Beck, claro, se destacava acima de tudo, enquanto o baixo tinha seu próprio timbre.", prossegue Gene, "Demorei um tempo para encontrar o tom que tinha no coração e na cabeça. Você precisa encontrar o instrumento certo, o pedaço de madeira certo e tudo mais para chegar perto disso. Então, Ronnie Wood - não a guitarra dele, que é ok - mas o baixo nos dois álbuns é excelente. Na minha opinião, ele é um baixista muito melhor do que é como guitarrista."
Então Gene menciona o baixista do grupo que muitos consideram ter sido uma espécie de "sucessor" do Jeff Beck Group, apesar de formado por integrantes totalmente diferentes: "John Paul Jones do Led Zeppelin também era incrível, mas você realmente não consegue ouvir o que ele está tocando. O tom é um tanto quanto mais grave, um tipo abafado de baixo no estilo R&B."
"Não consigo lembrar de nada específico que John Paul Jones tocou. Mas quando você ouve aquele álbum 'Truth' de Jeff Beck, me lembro claramente do baixo. A abordagem de Ronnie Wood ao baixo e seu timbre, soavam como uma mistura entre um baixo e uma guitarra."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
O álbum do Megadeth que Dave Mustaine considera um desastre
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
O disco do Nightwish que salvou a saúde mental de Tuomas Holopainen
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam



O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém


