A única música do Iron Maiden que Rafael Bittencourt não gosta
Por Bruce William
Postado em 24 de outubro de 2024
Sonhador, Rafael Bittencourt já admitiu que quando o Angra estava gravando seu primeiro álbum, ele achava que a banda estaria hoje no topo das bandas gigantes dentro do Metal: "Eu não sei se era uma ingenuidade minha ou pura prepotência, mas eu achava que o Angra ia ser muito mais. Eu achava que o Angra ia ser tipo Metallica ou Iron Maiden hoje em dia, ia ser uma banda foda, top número um do mundo e que lotaria estádios por décadas e décadas ininterruptas, sem problemas e sem obstáculos. Então, não sei se isso era minha ingenuidade ou minha megalomania ou prepotência."
Rafael Bittencourt - Mais Novidades

Rafael estava falando em questão de tamanho, pois ele mesmo considera que, no caso do Iron Maiden, foram eles quem definiram o Power Metal: "Hoje em dia o Heavy Metal, que é o que eu faço, ele virou um estilo que não é mais a moda - já foi uma grande moda. Mas hoje ele está no mesmo patamar que o Blues e o Jazz, que hoje são músicas de nicho, músicas para um público específico, mas que não cresce nem diminui, está lá, tem o seu lugar garantido. Obviamente existem tendências e isso tudo, mas especialmente esse que o Angra faz que é o tal do Power Metal, este já tem seu lugar garantido (...) A banda que definiu o Power Metal, que popularizou, foi o Iron Maiden."
Houve uma época que inclusive se cogitou que seu então colega de banda, Andre Matos, poderia ter assumido o posto deixado por Bruce Dickinson em 1993: "Quando o Bruce Dickinson saiu, começaram a procurar quem eram os caras referências em cenas mais locais. E o Andre era referência na América Latina como cantor, muito diferenciado na América Latina e já tinha seu reconhecimento no Japão. Mas daí na mesma época o Steve Harris decidiu pelo Blaze Bayley, graças a Deus! GRAÇAS A DEUS!! "Senão o Angra, não sei se existiria."
Por aí fica claro que o Iron Maiden é uma das grandes influências na carreira de Rafael Bittencourt, algo óbvio para a maioria esmagadora dos músicos de Metal surgidos na mesma época, conforme ele mesmo admitiu em uma entrevista publicada no canal "Andre Matos - Maestro Of Rock - Documentary" do YouTube, trazendo trecho da fala onde ele comenta a história do Angra ter sido uma banda cover do Iron Maiden antes de atingir o sucesso.
A ideia era fazer shows sob esse nome para adquirir experiência de palco, que eles aplicariam na carreira do Angra: "A gente fez esses dois shows aí justamente pra treinar e não botar o nome Angra na roda, ao apresentar um show mais ou menos", recorda o guitarrista Kiko Loureiro, explicando em seguida que a escolha pelo Maiden tinha a ver com o fato de ser uma banda com a mesma formação do Angra, com duas guitarras e um vocalista. "E a gente tocava os covers de Iron Maiden porque todo mundo gostava de Iron Maiden e já meio que tocava [as músicas da banda]", diz Kiko.
"E aí fizemos alguns shows", conta Rafael. "Me lembro do primeiro show, foi em Volta Redonda, era um festival", e depois de comentar que ele sequer tinha roupa de músico: "[Eu] só tinha roupa de surfista, bermuda larga, chinelo", comenta Rafael, dizendo em seguida que ele emprestou uma bota do então guitarrista Marco Antunes. "A gente tocava várias músicas. Até 'Wasting Love', que é a única música do Iron Maiden que eu não gosto. O palco era de madeirite e a bota escorregou, e eu caí de costas no chão com a guitarra. E eu me senti tipo uma tartaruga, porque para se levantar tem que parar de tocar, então fiquei ali fingindo que era minha mis-en-scene." A cena foi tão inusitada que houve até uma garota que elogiou a "performance" de Rafael: "Pô, gostei daquela hora que você se joga no chão!". Mas ele admite que até hoje não sabe se o elogio era sério ou uma piada.
Não é a primeira vez que Rafael cita, de forma negativa, "Wasting Love", lançada pelo Iron Maiden como single do álbum "Fear of the Dark", de 1992: "O Iron Maiden quando lançou a música 'Wasting Love'... eu fiquei tão desapontado. Eu já tinha reparado que não existia música de amor (...), nem balada nem nada. Eu gosto do Iron Maiden. Os caras são do Egito (...). Quando fizeram 'Wasting Love', dali pra frente eu já parei de gostar do Iron Maiden. Não parei de gostar, eu continuo gostando, mas só daqui pra trás", relembrou Rafael.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Dave Grohl reconhece que novo baterista precisou se adaptar ao Foo Fighters
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin

Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Rafael Bittencourt explica motivo por trás da treta com Rogério Skylab


