O grande clássico do Nirvana considerado superestimado por Dave Grohl: "Há melhores"
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2024
É muito comum as bandas não curtirem muito a música com a qual elas estouraram. O melhor exemplo talvez seja "(I Can't Get No) Satistaction", dos Rolling Stones; que, embora seja a 5ª música mais tocada ao vivo por eles (segundo o setlist.fm) há décadas Mick Jagger e companhia querem a tirar do setlist, mas os fãs não deixam.
Muitas bandas, assim como os Stones, ficaram marcadas por um imenso hit: Black Sabbath com "Paranoid", Deep Purple com "Smoke on the Water", Motörhead com "Ace of Spades", Bruce Springsteen com "Born in the USA", Kiss com "Rock and Roll All Nite", e por aí vai.
No caso do Nirvana, por mais que sejam muitos os hits como "Come As You Are", "Polly" e "About a Girl", não tem jeito, o maior de todos foi "Smells Like Teen Spirit". Um dos clipes mais assistidos no YouTube, foi no começo dos anos 90 um dos mais exibidos pela MTV. Seu sucesso catapultou o "Nevermind" (1991), que em questão de semanas desbancou Michael Jackson no topo das paradas da Billboard.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, entretanto, para Dave Grohl ela não era uma das melhores do Nirvana.
"'Smells Like Teen Spirit' com certeza estabeleceu aquela dinâmica de música que começa tranquila e depois fica barulhenta que o Pixies usava muito, e que nessa música usamos na maior parte do tempo. Acabou que ela virou a música que personificava a banda. Só que… para mim ela é o melhor single de todos os tempos? Claro que não! Para mim não é nem o melhor single do Nirvana."
"Como pode ter gente que compara ela a 'Revolution' dos Beatles, ou 'God Only Knows' dos Beach Boys?! Fala sério, né! 'Smells Like Teen Spirit' marcou um grande momento na trajetória do Nirvana, mas há melhores."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps