O guitarrista que ajudou a criar o Metal e com quem Dave Mustaine não tem conexão
Por Bruce William
Postado em 14 de outubro de 2024
É senso comum dizer que Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple ajudaram a moldar o que viria a ser conhecido como Heavy Metal. Embora seus estilos apresentem diferenças marcantes entre si, estas três bandas contribuíram de forma imprescindível para o surgimento do gênero. O Black Sabbath, com suas letras sombrias e riffs poderosos, é geralmente citado como quem estabeleceu as bases do Metal.
O Led Zeppelin, por sua vez, trouxe um Blues mais distorcido e experimental para o Rock, unindo elementos pesados com influências folclóricas e psicodélicas, enquanto o Deep Purple misturou Rock com música clássica tocado com uma potência sonora pouco vista até então.
Os guitarristas dessas bandas foram fundamentais na criação do som que definiria o gênero. Tony Iommi, do Black Sabbath, é considerado um dos mestres dos riffs, que usou genialmente uma limitação física para criar uma abordagem diferenciada com afinações mais graves que deram ao som do Sabbath seu peso e ar soturno. Jimmy Page, do Led Zeppelin, era tanto um virtuoso quanto um visionário, explorando a guitarra com criatividade em faixas que iam de baladas acústicas a explosões de pura energia.
E Ritchie Blackmore, do Deep Purple, trouxe uma mistura de técnica apurada e teatralidade, unindo influências da música clássica com solos rápidos e intensos. Esses três músicos ajudaram a definir não apenas o Heavy Metal, mas o próprio papel da guitarra no Rock.
O disco do Led Zeppelin que é o favorito de Dave Mustaine, do Megadeth
Como parte da geração seguinte, Dave Mustaine obviamente prestou muita atenção ao que essas três bandas criaram, e certamente tem seus preferidos, que no caso é o Led Zeppelin, que ele admite ter mudado sua maneira de enxergar a guitarra: "O Zeppelin libertou minha mente com o que você pode fazer com a guitarra. Eu não acho que chamávamos de Metal nos anos 70, era Hard Rock, mas eu tenho que dizer 'Presence'.", escolhendo um álbum da banda conforme solicitado pelo entrevistador. "Esse foi o disco que saiu enquanto eu era fã. Tudo antes disso foi lançado antes de eu me tornar um fã. 'Presence' era matador (...) Ainda posso ouvir esse disco todos os dias sem enlouquecer".

E em uma entrevista com a AXS TV, Mustaine novamente citou o Led, mas desta vez em um tom não tão positivo, deixando claro que ele se decepcionou com o que viu ao vivo, ao assistir a um dos últimos shows realizados pela banda nos anos setenta, antes da morte de John Bonham. A transcrição é do Ultimate Guitar.
Dave conta que foi assistir a um show do Led, no que foi a última turnê que eles fizeram antes da morte do baterista. "E eu tinha ouvido o álbum ao vivo 'The Song Remains the Same', e pensei: 'Esses caras não estão mais tocando bem'. Mas quem sou eu para falar qualquer coisa? Sabe, eu era só um moleque que estava começando a tocar guitarra, e Jimmy era o Príncipe das Trevas."
Apesar de ter consciência que sua opinião não mudaria em nada as coisas, Mustaine não passou pano para o que viu, mas manteve pra si mesmo a opinião dura e sincera sobre aquela performance. E ele observou ainda que nunca conseguiu se conectar com Jimmy Page: "É engraçado, nunca consegui realmente estabelecer uma conexão com Jimmy. Conversamos várias vezes. Eu sei que ele é uma pessoa amigável, mas nunca consegui me conectar com ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril

Scott Ian revela que terminou última turnê do Anthrax "no sacrifício" por lesão
David Ellefson afirma que não guarda ressentimento de Dave Mustaine ou do Megadeth
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
A melhor faixa de "Risk", álbum controverso do Megadeth, segundo o Loudwire
15 curiosidades sobre o Megadeth, um dos maiores nomes da história do thrash metal
As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
Megadeth encerra tour pelo Canadá, que contou com Exodus e Anthrax
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80
Elektra Mustaine capricha no português e canta Vanessa da Mata; "Kiko me ensinou!"


