RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Stamp
Sting

Brian May cita uma inovação de sua Red Special que foi útil apenas no começo da carreira

Por Ricardo Bellucci
Postado em 13 de outubro de 2024

Montar uma guitarra, em casa, do zero, uau, isso com certeza não é para qualquer um. Ok, você pode dizer, isso não exige altos conhecimentos em engenharia eletrônica, certo! Mas exige conhecimento e sensibilidade, algo que a lenda do Queen, Brian May tem de sobra. Além disso, raramente há um guitarrista famoso que tenha usado o mesmo instrumento durante toda a carreira. Normalmente um músico de uma grande banda dispõe de um verdadeiro arsenal turbinado de guitarras de diferentes estilos e timbres. Brian May, porém deve ser o único cara que criou uma guitarra do zero e ainda por cima a usa até hoje em todos os shows ao vivo. Quando você vai vê-lo ao vivo, você está vendo e ouvindo A sua guitarra Red Special, que ele fez com seu pai na década de 1960.

Queen - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Divulgação - Paul Harmer
Foto: Divulgação - Paul Harmer

No entanto, há uma característica em sua Red Special da qual ele não gosta muito. Desde que o instrumento foi criado, Brian tentou fazer algumas inovações não convencionais, uma das quais foi a integração de um circuito de distorção no próprio instrumento. No entanto, embora parecesse uma ideia inovadora na época, por uma ou duas razões, não a veremos mais nos dias de hoje. Em uma recente entrevista durante o Special Meetup/Convention, onde ele discutia uma inovação feita em sua guitarra, May declarou: "comprei um Vox Distortion Booster na época, que é uma caixa vermelha oblonga, uma caixa fundida. Ainda a tenho, mas tirei as entranhas dela e coloquei na guitarra."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Vox Distortion Booster foi um dos pequenos dispositivos feitos na década de 1960, similar em tamanho a um amPlug da empresa que temos hoje em dia. Essencialmente, é como um pedal de distorção, mas sem nenhum controle e projetado especialmente para ser conectado diretamente ao amplificador. May continuou acrescentando que ele queria soar como o som de Jimi Hendrix em seu primeiro álbum.

"Mas Jimi Hendrix também não usou uma fuzz box por muito tempo. Ele voltou a usar a distorção dos amplificadores para manter o som que ele queria. Alem disso, eu assisti a um clipe do Eddie Van Halen em que ele dizia: 'Eu não tenho nenhuma caixa de fuzz ou distorção. Eu só tenho uma guitarra e o amplificador.' Então, eu sinto que a simplicidade é o melhor caminho’".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Embora não estivesse muito interessado nisso, May explicou que havia seus lados positivos na integração.

"Então, foi bom ter isso ali por um tempo, a caixa de fuzz. Especialmente quando você está tocando em um lugar onde não pode aumentar muito o volume, isso seria muito útil. Mas eu simplesmente não gostei do som dela, para ser honesto."

Por fim, ele destacou que houve algumas gravações em que ele usou o circuito. No entanto, não foi para o Queen, mas para suas outras bandas, incluindo The Left-Hand Marriage e Smile, antecessora do Queen. Ele compartilhou "Step on Me" como exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Kaledonia


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Bellucci

Pedagogo, curador educacional, pesquisador, historiador amador, economista por acaso e sobretudo um vocalista frustrado. Um construtor de Utopias.
Mais matérias de Ricardo Bellucci.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS