Brian May cita uma inovação de sua Red Special que foi útil apenas no começo da carreira
Por Ricardo Bellucci
Postado em 13 de outubro de 2024
Montar uma guitarra, em casa, do zero, uau, isso com certeza não é para qualquer um. Ok, você pode dizer, isso não exige altos conhecimentos em engenharia eletrônica, certo! Mas exige conhecimento e sensibilidade, algo que a lenda do Queen, Brian May tem de sobra. Além disso, raramente há um guitarrista famoso que tenha usado o mesmo instrumento durante toda a carreira. Normalmente um músico de uma grande banda dispõe de um verdadeiro arsenal turbinado de guitarras de diferentes estilos e timbres. Brian May, porém deve ser o único cara que criou uma guitarra do zero e ainda por cima a usa até hoje em todos os shows ao vivo. Quando você vai vê-lo ao vivo, você está vendo e ouvindo A sua guitarra Red Special, que ele fez com seu pai na década de 1960.

No entanto, há uma característica em sua Red Special da qual ele não gosta muito. Desde que o instrumento foi criado, Brian tentou fazer algumas inovações não convencionais, uma das quais foi a integração de um circuito de distorção no próprio instrumento. No entanto, embora parecesse uma ideia inovadora na época, por uma ou duas razões, não a veremos mais nos dias de hoje. Em uma recente entrevista durante o Special Meetup/Convention, onde ele discutia uma inovação feita em sua guitarra, May declarou: "comprei um Vox Distortion Booster na época, que é uma caixa vermelha oblonga, uma caixa fundida. Ainda a tenho, mas tirei as entranhas dela e coloquei na guitarra."
O Vox Distortion Booster foi um dos pequenos dispositivos feitos na década de 1960, similar em tamanho a um amPlug da empresa que temos hoje em dia. Essencialmente, é como um pedal de distorção, mas sem nenhum controle e projetado especialmente para ser conectado diretamente ao amplificador. May continuou acrescentando que ele queria soar como o som de Jimi Hendrix em seu primeiro álbum.
"Mas Jimi Hendrix também não usou uma fuzz box por muito tempo. Ele voltou a usar a distorção dos amplificadores para manter o som que ele queria. Alem disso, eu assisti a um clipe do Eddie Van Halen em que ele dizia: 'Eu não tenho nenhuma caixa de fuzz ou distorção. Eu só tenho uma guitarra e o amplificador.' Então, eu sinto que a simplicidade é o melhor caminho’".
Embora não estivesse muito interessado nisso, May explicou que havia seus lados positivos na integração.
"Então, foi bom ter isso ali por um tempo, a caixa de fuzz. Especialmente quando você está tocando em um lugar onde não pode aumentar muito o volume, isso seria muito útil. Mas eu simplesmente não gostei do som dela, para ser honesto."
Por fim, ele destacou que houve algumas gravações em que ele usou o circuito. No entanto, não foi para o Queen, mas para suas outras bandas, incluindo The Left-Hand Marriage e Smile, antecessora do Queen. Ele compartilhou "Step on Me" como exemplo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Futuras atividades do Queen dependem de Brian May, revela Roger Taylor
O "Freddie Mercury" do grunge, de acordo com Chris Cornell; "ele já era um rockstar"
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O grande ídolo com quem Brian May se arrepende de nunca ter trabalhado
"Freddie Mercury me odiava porque ele me ouviu cantar", brinca ex-vocalista do Fastway
Punk contra a Rainha: o dia em que Freddie Mercury deu um enquadro em Sid Vicious


