Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
Por João Renato Alves
Postado em 09 de dezembro de 2025
Em 8 de agosto de 2022, Ozzy Osbourne e Tony Iommi participaram da cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth, realizados em Birmingham. A aparição do Madman aconteceu na base do sacrifício. Ele chegou a recusar o convite, devido aos problemas de saúde. No entanto, mudou de ideia dias antes e encarou o desafio.
Em seu livro póstumo "Last Rites" – que sairá no Brasil como "O Último Ritual" –, o cantor descreveu o impacto do momento. "Estou olhando para Perry Barr... para Aston. Para o lugar onde cresci, sessenta, setenta anos atrás. Para uma multidão que parece se estender até Wolverhampton. Estamos ao vivo na BBC One. O Príncipe Charles está aqui. Tudo o que consigo pensar é: que honra. Que vida. Quais eram as chances de terminar assim?"
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Até mesmo outro astro do rock, amigo do Black Sabbath, se emocionou com o ocorrido. "Mais tarde, quando estávamos entrando na limusine que nos levaria ao aeroporto, Sharon me contou que Brian May, do Queen, havia postado no Instagram que estava em lágrimas assistindo à apresentação. Eu também derramei algumas lágrimas com todos aqueles fogos de artifício. Tony provavelmente também, mas ele estava de óculos escuros, então não dava para perceber. Foi totalmente, absolutamente avassalador.
Não há palavras que possam descrever a sensação de estar lá em cima. Eu estava em casa. Eu tinha conseguido. Toda a m*rda pela qual passei nos últimos anos... simplesmente desapareceu. Eu só queria que tivéssemos tocado mais músicas. Estávamos tão empolgados lá em cima que poderíamos ter feito metade de um show."
O evento foi uma das últimas aparições públicas de Ozzy. No mês seguinte, participou do evento de abertura da temporada da NFL (Liga de Futebol Americano) no SoFi Stadium, em Inglewood, Califórnia. Em 2024, participou da cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, sendo induzido como artista solo. Na ocasião, um grupo de estrelas o representou na parte musical.
Dia 5 de julho de 2025, subiu ao palco montado no Villa Park, também em Birmingham, para o "Back to the Beginning", tributo que marcou sua derradeira performance. 17 dias mais tarde, faleceu aos 74 anos, em sua casa de Buckinghamshire, Inglaterra, onde está sepultado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


Blabbermouth elogia música que Zakk Wylde fez para Ozzy Osbourne; "Absolutamente linda"
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
A importância de "The Ultimate Sin" (Ozzy Osbourne) para a carreira de Jake E. Lee
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Nasce Ozzy Osbourne, neta de Ozzy Osbourne
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
Rick Wakeman fala sobre tour do Yes com o Black Sabbath e elogia Ozzy Osbourne


