As ideias que Iommi teve no Sabbath que foram melhoradas pelo Metallica
Por Bruce William
Postado em 29 de novembro de 2024
O Black Sabbath estabeleceu o blueprint do Heavy Metal ao combinar riffs pesados com temáticas obscuras envoltas em uma musicalidade que adotava uma abordagem visceral. A banda abriu portas para diversas ramificações do gênero que viriam mais tarde, e se tornou referência obrigatória para qualquer músico que quisesse explorar o peso na música. O impacto de seus primeiros álbuns continua a ser sentido em praticamente todos os estilos de Metal que vieram depois.
Black Sabbath - Mais Novidades
Como exemplo claro e direto temos a música "Symptom of the Universe", do álbum "Sabotage" (1975), cujo riff rápido e agressivo antecipou muitos dos elementos que seriam usados pelas bandas de Thrash Metal nos anos oitenta. Grupos como Metallica e Slayer citaram a influência direta dessa faixa, que mostrou como o Metal podia ser ainda mais veloz e intenso, comprovando que o Sabbath foi além do convencional, sendo responsável por expandir os limites do gênero.
"E foi ótimo ouvir aquelas bandas de Thrash prestando tributo a nós. É incrível como levaram isso adiante, transformando em algo novo e criando sua própria identidade. Eu só estava criando coisas que gostava", disse Iommi em entrevista para a Guitar World, conforme pauta levantada pela Ultimate Guitar.
Iommi diz ainda que se sentiu emocionado ao saber que outros músicos gostaram do que ele fez. "E eles pegaram a mesma ideia e a melhoraram, evoluindo para o som próprio deles. Como o Metallica, por exemplo, que provavelmente aprendeu coisas conosco e com outras pessoas também. O que eles fizeram com o som do Metal, transformando-o em Thrash, foi fantástico. Eles sempre foram respeitosos conosco, e são caras maravilhosos. Eu adoro a atitude deles em relação às coisas, a forma como escrevem e tudo mais. Isso nos lembra muito de como éramos - todos juntos em uma sala ensaiando e levando a sério."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps