Padrasto de vocalista do Creed não o deixava ouvir Def Leppard por ser "do diabo"
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Fundamentalistas religiosos têm como característica enxergar o diabo em tudo. Especialmente na música, seja no artista pop mais inofensivo ou na mais obscura banda de heavy metal. Scott Stapp, vocalista do Creed, sentiu isso na pele quando adolescente.
Questionado pela revista Classic Rock em 2019 sobre qual álbum o fez se apaixonar pelo rock, o cantor mencionou o terceiro disco de uma banda britânica. E revelou ter se metido em uma encrenca por conta dele.
Creed - Mais Novidades
"Eu estava na casa do meu amigo em 1983. O vídeo de ‘Photograph’, do Def Leppard, passou na MTV e daquele momento em diante fiquei viciado em rock n' roll. Aquele álbum, ‘Pyromania’, me conectou de todas as formas: eu queria ser aqueles caras. Queria uma esposa modelo e tudo que um adolescente acha que um astro do rock tem. A música mexeu comigo, algo dentro de mim estava diferente desde o momento em que ouvi esse disco.
Já tinha escutado discos do Elvis, alguns de Donny Hathaway e Otis Redding da minha mãe, mas ‘Pyromania’ foi aquele que mudou completamente o curso da minha vida. As guitarras, os ritmos, a energia na música, a maneira como era cantada... tudo falou comigo. Nunca tinha ouvido nada parecido e isso simplesmente me fez querer me mover, apenas senti."
Porém, o artista precisou enfrentar a resistência de uma figura ligada à família para com sua nova paixão, justamente por conta dos motivos religiosos.
"Quando um amigo levou o disco na minha casa, devemos ter ouvido ‘Photograph’ e Foolin’ umas dez vezes seguidas. Mas meu padrasto era extremamente religioso. Ele entrou no meu quarto quando estávamos ouvindo e disse que era música do diabo. A partir daí, tive que ir escondido para a casa do meu amigo Robbie para escutar em segredo. Eu me senti um pouco culpado sobre isso, mas também meio que senti que meu padrasto estava errado. E fico feliz por ter ouvido meu coração, porque tudo começou a partir daí."
Terceiro álbum do Def Leppard, "Pyromania" foi o primeiro a contar com o guitarrista Phil Collen, estabelecendo a formação mais bem-sucedida do grupo. Seu antecessor, Pete Willis, ainda gravou guitarras base, além de ter sido creditado como coautor em 4 faixas do tracklist. Vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, quase metade nos Estados Unidos, onde recebeu a rara premiação de disco de diamante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam

Creed: o amor de pai para filho em "With Arms Wide Open"
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) acredita que a IA dominará tudo em breve
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) lembra quando tocou Led Zeppelin com vocalista do AC/DC
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I


