Padrasto de vocalista do Creed não o deixava ouvir Def Leppard por ser "do diabo"
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Fundamentalistas religiosos têm como característica enxergar o diabo em tudo. Especialmente na música, seja no artista pop mais inofensivo ou na mais obscura banda de heavy metal. Scott Stapp, vocalista do Creed, sentiu isso na pele quando adolescente.
Questionado pela revista Classic Rock em 2019 sobre qual álbum o fez se apaixonar pelo rock, o cantor mencionou o terceiro disco de uma banda britânica. E revelou ter se metido em uma encrenca por conta dele.
Creed - Mais Novidades
"Eu estava na casa do meu amigo em 1983. O vídeo de ‘Photograph’, do Def Leppard, passou na MTV e daquele momento em diante fiquei viciado em rock n' roll. Aquele álbum, ‘Pyromania’, me conectou de todas as formas: eu queria ser aqueles caras. Queria uma esposa modelo e tudo que um adolescente acha que um astro do rock tem. A música mexeu comigo, algo dentro de mim estava diferente desde o momento em que ouvi esse disco.
Já tinha escutado discos do Elvis, alguns de Donny Hathaway e Otis Redding da minha mãe, mas ‘Pyromania’ foi aquele que mudou completamente o curso da minha vida. As guitarras, os ritmos, a energia na música, a maneira como era cantada... tudo falou comigo. Nunca tinha ouvido nada parecido e isso simplesmente me fez querer me mover, apenas senti."
Porém, o artista precisou enfrentar a resistência de uma figura ligada à família para com sua nova paixão, justamente por conta dos motivos religiosos.
"Quando um amigo levou o disco na minha casa, devemos ter ouvido ‘Photograph’ e Foolin’ umas dez vezes seguidas. Mas meu padrasto era extremamente religioso. Ele entrou no meu quarto quando estávamos ouvindo e disse que era música do diabo. A partir daí, tive que ir escondido para a casa do meu amigo Robbie para escutar em segredo. Eu me senti um pouco culpado sobre isso, mas também meio que senti que meu padrasto estava errado. E fico feliz por ter ouvido meu coração, porque tudo começou a partir daí."
Terceiro álbum do Def Leppard, "Pyromania" foi o primeiro a contar com o guitarrista Phil Collen, estabelecendo a formação mais bem-sucedida do grupo. Seu antecessor, Pete Willis, ainda gravou guitarras base, além de ter sido creditado como coautor em 4 faixas do tracklist. Vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, quase metade nos Estados Unidos, onde recebeu a rara premiação de disco de diamante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986


O disco do U2 que vocalista do Creed deixou no toca-fitas do carro por dois anos
A música do Def Leppard que fez Scott Stapp descobrir seu amor pelo rock
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Loudwire - as melhores "caras de guitarra"
"Seja um compositor": o conselho de Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) a jovens guitarristas

