David Gilmour explica porque nunca conseguiu tocar com velocidade
Por João Renato Alves
Postado em 23 de novembro de 2024
David Gilmour é conhecido e venerado entre os guitarristas por seu senso melódico apurado. Os solos que costuma fazer não contam com grandes atributos no aspecto de velocidade. No entanto, é justamente na profundidade com que prolonga os lentos fraseados que o britânico se consagra.
Durante recente entrevista com Rick Beato (via Ultimate Guitar), o desafeto de Roger Waters falou sobre o assunto. E reconheceu que a dificuldade em acelerar seu estilo de tocar acabou contribuindo para a criação de um registro único.
David Gilmour - Mais Novidades

"Eu não tive o dom de uma velocidade enorme na guitarra... Na juventude cheguei a pensar que conseguiria isso se praticasse o suficiente, mas nunca iria realmente acontecer. Algumas das influências em mim, como The Shadows, apenas tocavam músicas do seu jeito. Acho que venho daí: estou apenas tocando uma música. Mas, obviamente, quando você está com 150 dBs e encostado naquela parede de som no palco, elas mudam um pouco."
Da mesma forma, Gilmour entende que o uso de bending e vibrato foi uma situação natural, desenvolvida visando complementar seu estilo de tocar.
"Há momentos em que você chega bem aqui em algum lugar [no braço da guitarra], e você tem uma nota, e [eu] sou bastante exigente com vibrato muito ansioso da guitarra, e às vezes eu só acho que uma coisinha [um pouco de vibrato] só dá um pouco de tom. E eu hesito em usar a palavra refinamento."
Refletindo sobre seus solos icônicos, David reconhece, com ironia, que eles podem às vezes ficar um pouco longos demais. "Estou falando demais. Hora de parar. Eu só toco até pensar, 'Oh, talvez a gente termine agora.' Muitos deles têm uma deixa musical. Há uma em 'Comfortably Numb', quando a banda sabe que vai ser o final."
Recentemente, David Gilmour finalizou os shows que havia agendado visando divulgar seu álbum solo "Luck and Strange". Por enquanto não há previsão de novas datas. O músico optou por realizar várias apresentações em poucas cidades, para preservar sua saúde aos 78 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O compreensível critério que David Gilmour adotou para escolher seu novo produtor
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
O álbum do Pink Floyd que sempre deixou um gosto de arrependimento em David Gilmour
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Para David Gilmour, reunião do Pink Floyd no Live 8 foi "como dormir com a ex"
David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters


