A banda com que Bob Dylan odiou fazer turnê por ela estar em alta e ele no pior momento
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2024
Bob Dylan relembrou com tristeza uma das turnês mais difíceis de sua carreira, quando esteve em turnê com Tom Petty e sua banda, The Heartbreakers, entre 1986 e 1987. Em sua autobiografia de 2004, transcrita pela Far Out, Dylan descreveu a experiência como desanimadora e revelou que, durante aqueles meses, sentia-se distante de qualquer inspiração.
Ele confessou ter sido abalado pela energia dos jovens músicos enquanto ele próprio enfrentava uma fase de baixa em sua carreira. "Tom estava no auge, e eu estava no meu pior momento", escreveu.
Na época, o álbum "Empire Burlesque" de Dylan havia sido mal recebido, e ele parecia desconectado de seu próprio repertório. "Minhas próprias músicas se tornaram estranhas para mim", desabafou.
Embora fosse amigo de Petty e dos demais integrantes dos Heartbreakers, a convivência diária com a nova energia da banda apenas reforçou o sentimento de que seu tempo havia passado. Em suas palavras, "Eu era o que chamavam de ultrapassado... O espelho havia virado, e eu podia ver o futuro — um velho ator tateando nos becos das glórias passadas".
Petty, que percebeu a melancolia do colega, comentou que a experiência revelou o lado humano e vulnerável de Dylan. "Quando você é tão famoso, as pessoas não costumam te dar o benefício da dúvida", afirmou Petty, acrescentando que, apesar de toda a fama, Dylan era tão humano quanto qualquer outra pessoa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps