A raríssima atitude de Ritchie Blackmore que convenceu Bob Daisley a entrar no Rainbow
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de novembro de 2024
O baixista Bob Daisley compartilhou detalhes sobre sua hesitação inicial em ingressar na banda Rainbow e as impressões que teve ao trabalhar com o exigente guitarrista Ritchie Blackmore. Em entrevista publicada pela Ultimate Guitar, Daisley relembrou como a decisão de integrar o grupo foi marcada por dúvidas, conselhos de terceiros e um episódio decisivo com sua antiga banda, Widowmaker.

Daisley ganhou notoriedade após sua passagem pela banda britânica de blues Chicken Shack, mas o grande salto veio em 1977, quando chamou a atenção de Blackmore. O Rainbow enfrentava dificuldades para encontrar um baixista para finalizar o álbum "Long Live Rock 'n' Roll".
"Já haviam feito testes com uns 40 baixistas", contou Daisley. "Não encontravam ninguém que se encaixasse. Você precisava não só parecer adequado, mas também se dar bem com Cozy Powell, Ronnie James Dio e Ritchie Blackmore."
Após uma longa audição, Daisley foi aprovado. Contudo, sua resposta surpreendeu: "Disse que ia pensar. Não quis ser impertinente, mas eu tinha minha própria banda, e muitos me alertaram sobre trabalhar com Ritchie: 'Você pode durar cinco minutos, ele pode te descartar.' Então, precisei refletir."
A decisão final veio durante um show do Widowmaker no Whisky a Go Go, em Los Angeles. Blackmore e Cozy Powell assistiram à apresentação e, ao final, Daisley teve uma discussão com seus colegas de banda. "Pensei: ‘Chega disso!’ Peguei minhas coisas e fui encontrar Ritchie no Rainbow Bar. Quando entrei, ele começou a aplaudir. Pensei: 'Uau… Ritchie não elogia facilmente.' Foi ali que decidi: ‘Estou dentro.’"
Sobre as gravações de "Long Live Rock 'n' Roll", Daisley descreveu Blackmore como exigente, mas justo. "Ele sabia o que queria e não tinha paciência para tolos. Mas era perceptivo, e trabalhar com alguém assim foi um aprendizado valioso."
O álbum marcou o fim de uma era para o Rainbow, com a saída de Dio pouco tempo depois. Para Daisley, no entanto, foi o início de uma carreira que o consagraria como um dos grandes nomes do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath


Ronnie James Dio considerava Ritchie Blackmore "um gênio"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Ex-Rainbow diz que John Bonham "odiava turnês" e estaria vivo se tivesse descansado


