A raríssima atitude de Ritchie Blackmore que convenceu Bob Daisley a entrar no Rainbow
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de novembro de 2024
O baixista Bob Daisley compartilhou detalhes sobre sua hesitação inicial em ingressar na banda Rainbow e as impressões que teve ao trabalhar com o exigente guitarrista Ritchie Blackmore. Em entrevista publicada pela Ultimate Guitar, Daisley relembrou como a decisão de integrar o grupo foi marcada por dúvidas, conselhos de terceiros e um episódio decisivo com sua antiga banda, Widowmaker.

Daisley ganhou notoriedade após sua passagem pela banda britânica de blues Chicken Shack, mas o grande salto veio em 1977, quando chamou a atenção de Blackmore. O Rainbow enfrentava dificuldades para encontrar um baixista para finalizar o álbum "Long Live Rock 'n' Roll".
"Já haviam feito testes com uns 40 baixistas", contou Daisley. "Não encontravam ninguém que se encaixasse. Você precisava não só parecer adequado, mas também se dar bem com Cozy Powell, Ronnie James Dio e Ritchie Blackmore."
Após uma longa audição, Daisley foi aprovado. Contudo, sua resposta surpreendeu: "Disse que ia pensar. Não quis ser impertinente, mas eu tinha minha própria banda, e muitos me alertaram sobre trabalhar com Ritchie: 'Você pode durar cinco minutos, ele pode te descartar.' Então, precisei refletir."
A decisão final veio durante um show do Widowmaker no Whisky a Go Go, em Los Angeles. Blackmore e Cozy Powell assistiram à apresentação e, ao final, Daisley teve uma discussão com seus colegas de banda. "Pensei: ‘Chega disso!’ Peguei minhas coisas e fui encontrar Ritchie no Rainbow Bar. Quando entrei, ele começou a aplaudir. Pensei: 'Uau… Ritchie não elogia facilmente.' Foi ali que decidi: ‘Estou dentro.’"
Sobre as gravações de "Long Live Rock 'n' Roll", Daisley descreveu Blackmore como exigente, mas justo. "Ele sabia o que queria e não tinha paciência para tolos. Mas era perceptivo, e trabalhar com alguém assim foi um aprendizado valioso."
O álbum marcou o fim de uma era para o Rainbow, com a saída de Dio pouco tempo depois. Para Daisley, no entanto, foi o início de uma carreira que o consagraria como um dos grandes nomes do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck


O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
Ex-Uriah Heep, Peter Goalby ficou magoado com dispensa do Rainbow
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Dio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista
1978: 70 discos de rock e metal lançados há 40 anos


