Brian May relembra como o Led Zeppelin ajudou o Queen a lidar com as críticas negativas
Por André Garcia
Postado em 10 de novembro de 2024
Já imaginou como deve ser crescer sonhando ser um músico, e ao lançar o primeiro álbum de sua primeira banda, ser detonado pela crítica? Pois Brian May não precisa imaginar — para ele basta recordar a recepção do "Queen I" (1973).
Em defesa dos críticos, é preciso dizer que o álbum apresentava um Queen ainda em desenvolvimento e muito prejudicado pela precária produção do álbum. Tanto que recentemente ele foi finalmente revisitado, remixado, remasterizado, expandido e relançado com qualidade atual e soando exatamente da forma que Freddie Mercury e companhia sonharam.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista para a Guitar, May relembrou como o Led Zeppelin — notório por ser amado pelo público e odiado pelos críticos — ajudou o Queen a confiar neles mesmos e não darem bola para o que era escrito sobre eles.
"A gente pegava as críticas dos discos do Led Zeppelin naquela época que eram lançados, e algumas elas eram terrivelmente ruins. [Quanto o álbum de estreia do Queen foi lançado e os críticos detonaram] a gente pensou 'Bem, se eles detonam aqueles caras [do Led Zeppelin], então não vamos nem esquentar por estarem nos detonando também'."
Hoje em dia está na moda dizer que o rock morreu porque ninguém mais quer fazer banda, que tocar em banda não é coisa de adulto, que nas paradas de sucesso (fora o Coldplay) não tem mais banda… Mesmo assim, segundo Brian May, foi justamente o apoio mútuo de uma banda e o compartilhamento do fardo que tornou o fracasso suportável para eles:
"Ser uma banda ajuda muito. Acho que, se tivesse sido eu como artista solo, teria me deitado no chão e chorado. Foi ruim, mas éramos quatro [e apoiávamos uns aos outro, então acabamos] pensando 'Que se danem esses caras [os críticos], nós sabemos o que estamos fazendo'. Aquilo nos salvou".
Após ver seu álbum de estreia sair soando muito diferente (e pior) do que eles conceberam e ver os críticos detonando, o Queen aprendeu rápido e já no ano seguinte com "Queen II" (1974) deu um salto de qualidade incrível em termos de produção, sem falar da maturidade das composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Dave Mustaine revela condição nas mãos
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard

O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin


