Brian May relembra como o Led Zeppelin ajudou o Queen a lidar com as críticas negativas
Por André Garcia
Postado em 10 de novembro de 2024
Já imaginou como deve ser crescer sonhando ser um músico, e ao lançar o primeiro álbum de sua primeira banda, ser detonado pela crítica? Pois Brian May não precisa imaginar — para ele basta recordar a recepção do "Queen I" (1973).
Em defesa dos críticos, é preciso dizer que o álbum apresentava um Queen ainda em desenvolvimento e muito prejudicado pela precária produção do álbum. Tanto que recentemente ele foi finalmente revisitado, remixado, remasterizado, expandido e relançado com qualidade atual e soando exatamente da forma que Freddie Mercury e companhia sonharam.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista para a Guitar, May relembrou como o Led Zeppelin — notório por ser amado pelo público e odiado pelos críticos — ajudou o Queen a confiar neles mesmos e não darem bola para o que era escrito sobre eles.
"A gente pegava as críticas dos discos do Led Zeppelin naquela época que eram lançados, e algumas elas eram terrivelmente ruins. [Quanto o álbum de estreia do Queen foi lançado e os críticos detonaram] a gente pensou 'Bem, se eles detonam aqueles caras [do Led Zeppelin], então não vamos nem esquentar por estarem nos detonando também'."
Hoje em dia está na moda dizer que o rock morreu porque ninguém mais quer fazer banda, que tocar em banda não é coisa de adulto, que nas paradas de sucesso (fora o Coldplay) não tem mais banda… Mesmo assim, segundo Brian May, foi justamente o apoio mútuo de uma banda e o compartilhamento do fardo que tornou o fracasso suportável para eles:
"Ser uma banda ajuda muito. Acho que, se tivesse sido eu como artista solo, teria me deitado no chão e chorado. Foi ruim, mas éramos quatro [e apoiávamos uns aos outro, então acabamos] pensando 'Que se danem esses caras [os críticos], nós sabemos o que estamos fazendo'. Aquilo nos salvou".
Após ver seu álbum de estreia sair soando muito diferente (e pior) do que eles conceberam e ver os críticos detonando, o Queen aprendeu rápido e já no ano seguinte com "Queen II" (1974) deu um salto de qualidade incrível em termos de produção, sem falar da maturidade das composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A pergunta simples que mudou a vida de Amy Lee e deu origem ao maior hit do Evanescence.
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant


