Brian May relembra como o Led Zeppelin ajudou o Queen a lidar com as críticas negativas
Por André Garcia
Postado em 10 de novembro de 2024
Já imaginou como deve ser crescer sonhando ser um músico, e ao lançar o primeiro álbum de sua primeira banda, ser detonado pela crítica? Pois Brian May não precisa imaginar — para ele basta recordar a recepção do "Queen I" (1973).
Em defesa dos críticos, é preciso dizer que o álbum apresentava um Queen ainda em desenvolvimento e muito prejudicado pela precária produção do álbum. Tanto que recentemente ele foi finalmente revisitado, remixado, remasterizado, expandido e relançado com qualidade atual e soando exatamente da forma que Freddie Mercury e companhia sonharam.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista para a Guitar, May relembrou como o Led Zeppelin — notório por ser amado pelo público e odiado pelos críticos — ajudou o Queen a confiar neles mesmos e não darem bola para o que era escrito sobre eles.
"A gente pegava as críticas dos discos do Led Zeppelin naquela época que eram lançados, e algumas elas eram terrivelmente ruins. [Quanto o álbum de estreia do Queen foi lançado e os críticos detonaram] a gente pensou 'Bem, se eles detonam aqueles caras [do Led Zeppelin], então não vamos nem esquentar por estarem nos detonando também'."
Hoje em dia está na moda dizer que o rock morreu porque ninguém mais quer fazer banda, que tocar em banda não é coisa de adulto, que nas paradas de sucesso (fora o Coldplay) não tem mais banda… Mesmo assim, segundo Brian May, foi justamente o apoio mútuo de uma banda e o compartilhamento do fardo que tornou o fracasso suportável para eles:
"Ser uma banda ajuda muito. Acho que, se tivesse sido eu como artista solo, teria me deitado no chão e chorado. Foi ruim, mas éramos quatro [e apoiávamos uns aos outro, então acabamos] pensando 'Que se danem esses caras [os críticos], nós sabemos o que estamos fazendo'. Aquilo nos salvou".
Após ver seu álbum de estreia sair soando muito diferente (e pior) do que eles conceberam e ver os críticos detonando, o Queen aprendeu rápido e já no ano seguinte com "Queen II" (1974) deu um salto de qualidade incrível em termos de produção, sem falar da maturidade das composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Metallica teve 2,2 bilhões de streams no Spotify no ano de 2025
Guns N' Roses lança duas novas canções


Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
O dia que Mick Jagger citou Megadeth e Led Zeppelin como exemplos do que não queria ser


