A canção do Jethro Tull que influenciou um dos maiores hits da história do Rock
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de novembro de 2024
Existem composições que passam muito bem pelo teste do tempo e tornam-se clássicos atemporais. É o que acontece com "Hotel California", música que dá nome ao quinto disco de estúdio da banda californiana Eagles, lançado em dezembro de 1976.
Maior sucesso do Eagles, "Hotel California" é, sem sombra de dúvidas, uma das peças mais populares da história do Rock. A canção faz sucesso até os dias atuais, como mostra o seu número de reproduções no Spotify: mais de 1 bilhão e 700 milhões de plays. Nada mal para uma obra lançada há quase 50 anos, não é mesmo?
"Hotel California" pode ter sido inspirada em uma música menos famosa, lançada no final dos anos 1960. Trata-se de "We Used to Know", faixa de "Stand Up" (1969), segundo disco de estúdio do Jethro Tull.
A suposta influência pode ter surgido no começo dos anos 1970, quando os dois grupos saíram em turnê. Ian Anderson, vocalista e flautista do Jethro Tull contou a história ao Songfacts.
"Era uma música que estávamos tocando na época. Acho que foi no final de 71, talvez no início de 72, quando estávamos em turnê e tínhamos uma banda de apoio que havia sido contratada para a turnê e, posteriormente, antes do início da turnê, teve um single de sucesso. A música, creio eu, chamava-se ‘Take It Easy’. E eles eram, de fato, os Eagles."
Na visão de Anderson, a turma do Eagles não simpatizava muito com os membros do Jethro Tull, o que parecia ser recíproco. Logo, não havia interação.
"Não interagimos muito com eles porque faziam um rock educado e descontraído, e nós éramos um pouco malucos, ingleses, e fazíamos coisas estranhas. Acho que eles não gostavam de nós, e nós não gostávamos muito deles. Não havia comunicação, na verdade, de forma alguma."
Adiante, o frontman do Jethro Tull falou sobre a possível influência que o Eagles tirou de "We Used to Know". Apesar da similaridade, ele não considera que "Hotel California" seja uma cópia de sua música.
"Provavelmente, eles nos ouviram tocar a música, porque fazia parte do repertório na época, e talvez tenha sido algo que eles tenham captado subconscientemente e introduzido essa sequência de acordes em sua famosa música ‘Hotel California’ algum tempo depois.
Mas, você sabe, não é plágio. É apenas a mesma sequência de acordes. Ela está em uma fórmula de compasso diferente, em um tom diferente, em um contexto diferente. E é uma música muito, muito boa que eles escreveram, então não posso sentir nada além de felicidade por eles. E me sinto lisonjeado por eles terem encontrado essa sequência de acordes."
Por fim, Ian Anderson afirmou que dificilmente exista uma sequência de acordes "inédita". Ele também fez uma brincadeira sadia com as semelhanças existentes entre "We Used to Know" e o hit do Eagles.
"É difícil encontrar uma sequência de acordes que não tenha sido usada e que não tenha sido o foco de muitas peças musicais. Sua progressão harmônica é quase uma certeza matemática - você vai acabar com a mesma coisa mais cedo ou mais tarde se dedilhar alguns acordes em uma guitarra.
Certamente não há amargura ou qualquer senso de plágio ligado à minha visão sobre isso, embora eu às vezes faça alusão, de forma brincalhona, a aceitá-la como uma espécie de tributo. É um pouco como este [relógio] Rolex que estou usando."
O Jethro Tull continua na ativa. O trabalho mais recente da banda liderada por Ian é "RökFlöte", lançado em 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps