Como o Dream Theater quase foi para o buraco no final da década de 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de novembro de 2024
Nome mais emblemático da história do Prog Metal, o Dream Theater permanece firme na ativa e está se aproximando dos 40 anos de existência. Porém, a respeitável trajetória do virtuoso quinteto poderia ter acabado no final da década de 1990, como aponta matéria especial publicada pela revista Prog.
Os problemas que quase levaram ao fim do Dream Theater apareceram durante o processo de gravação de "Falling Into Infinity" (1997), quarto álbum da banda. A gravadora Elektra gostaria que o grupo escrevesse músicas mais curtas, que pudessem ser tocadas em estações de rádio.
Dream Theater - Mais Novidades
Mike Portnoy, baterista e membro fundador do Dream Theater, não ficou famoso com a interferência da Elektra. Ele afirmou: "Oh, eu diria muito, muito mais do que 'intromissão'. A Elektra controlava completamente a banda naquela época - eles quase a destruíram."

Uma das razões que deixou Mike Portnoy enfurecido é a colaboração entre o guitarrista John Petrucci e o hitmaker Desmond Child. A dupla escreveu "You Not Me", que ao contrário do que aconteceu com outras músicas assinadas por Desmond, "flopou".
"Houve muita frustração - para todos nós, embora eu não diria que o Dream Theater esteve perto de se separar naquele momento. Mas, você sabe, a perspectiva de cada um é diferente. Por exemplo, Mike odiava fazer alterações nas músicas quando trabalhamos com [o produtor] Kevin Shirley em ‘Falling Into Infinity’, e também a maneira como o disco foi produzido.
Ele se ressentia do fato de eu ter passado um dia trabalhando nas músicas com Desmond Child. Não quero tirar nada do ponto de vista do Mike, mas eu não via as coisas dessa forma. Eu adorava Kevin Shirley. E, independentemente de trabalhar ou não com um compositor como Desmond ter sido a coisa certa a fazer, eu me diverti muito e foi uma experiência útil."
Apesar de John afirmar que o Dream Theater não flertou com a separação, Mike Portnoy pensa de forma diferente. O baterista chegou a abandonar o barco.
"Para mim, o Dream Theater havia chegado ao ponto de fazer ou morrer. Durante a turnê de ‘Falling Into Infinity’, decidi deixar a banda - e o fiz por alguns dias. Estávamos na Finlândia e, basicamente… Não vou falar sobre tudo isso novamente, mas estávamos passando por momentos incrivelmente difíceis. Resumindo a história, a única maneira de colocar o Dream Theater de volta nos trilhos era recuperar o controle de quase todas as facetas da banda."
Segundo a matéria da Prog, Mike decidiu abandonar a banda após uma briga que rolou em uma filial do McDonalds. Felizmente, os ânimos se acalmaram, e o baterista voltou a fazer parte do Dream Theater.
O retorno de Mike Portnoy "salvou" a continuidade da banda. Ao menos é o que indica a fala do baterista que aparece na biografia "Lifting Shadows".
"John deixou claro para mim que não continuaria sem mim e que, se eu saísse, seria o fim da banda."
Mike Portnoy e John Petrucci tomaram as rédeas e assumiram o controle do grupo. Na opinião do baterista, a liderança compartilhada foi importante para amenizar os conflitos.
"Estabelecer que alguém estava no comando ajudou a suavizar as brigas. Até então, tínhamos perdido muito tempo com as pessoas fazendo campanha com suas ideias para os outros. John e eu tínhamos uma visão muito clara do que deveria ser nosso próximo disco, e todos ficaram felizes em respeitar isso."
No fim das contas, o Dream Theater voltou aos trilhos, e após o turbulento ciclo de "Falling Into Infinity", lançou aquele que é um dos seus álbuns mais aclamados: "Metropolis, Pt.2: Scenes From a Memory" (1999). Onze anos depois do lançamento deste último, a banda passou por outro momento complicado: a saída de Mike Portnoy. Mas isso é história para outra matéria.
Portnoy voltou ao Dream Theater no segundo semestre de 2023. Ele fez sua reestreia com a banda no último dia 20 de outubro, em show que marcou o início da "40th Anniversary Tour". A turnê passará pelo Brasil em dezembro.
O próximo disco de estúdio do Dream Theater será lançado no dia 7 de fevereiro de 2025. Intitulado "Parasomnia", o álbum é o sucessor de "A View From the Top of the World", de 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
Dream Theater anuncia novo álbum, "Parasomnia"; veja capa e ouça single, "Night Terror"
A tocante mensagem passada pelo Dream Theater em "Another Day"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Mike Portnoy lamenta a morte de Rob Reiner, diretor de "This is Spinal Tap"
Dream Theater já tem data para começar a trabalhar no próximo álbum
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A instrumental clássica do thrash metal que fez o jovem Mike Portnoy chorar "como um bebê"


