A data que ficou marcada por diferentes razões na história do Testament e do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de dezembro de 2024
Fundado na efervescente década de 1980, o Testament é um dos grandes nomes da história do Thrash Metal. O primeiro lançamento do grupo californiano é uma fita intitulada "Demo: 1". O registro, gravado na época em que a banda se chamava Legacy, apresenta quatro músicas: "Burnt Offerings", "Reign of Terror", "Alone in the Dark" e "Raging Waters".
Quando gravou sua primeira demo, em 1985, o Legacy contava com os serviços do vocalista Steve Souza (Exodus). A gravação da fita custou uma grana aos integrantes da banda, e o guitarrista Eric Peterson, que não dispunha da quantia necessária, apelou para seu pai, como aponta matéria publicada pela Metal Hammer.
"Cada um de nós teve que juntar 200 dólares para pagar os custos da gravação. E eu não tinha esse dinheiro. No final, o Zetro me intimidou muito, até mesmo ameaçando me expulsar da banda, então eu relutantemente pedi dinheiro emprestado ao meu pai."
Pois bem, Eric descolou a o dinheiro, a demo foi gravada e posteriormente enviada para muitos lugares. De acordo com o guitarrista, até mesmo para o outro lado do Planeta Terra.
"Enviamos cópias para revistas europeias, que o trataram como um álbum de verdade e estavam avaliando isso favoravelmente, junto com coisas gravadas e lançadas profissionalmente. Na verdade, viramos os heróis locais, porque a essa altura o Metallica já tinha assinado e estava viajando pelo mundo todo."
A demo chegou até Jon Zazula (também conhecido como Jonny Z), proprietário da Megaforce Records, gravadora que lançou os primeiros trabalhos de Metallica e Anthrax. Ele assistiu um ensaio do Testament, porém, não demonstrou entusiasmo.
"Ele foi a San Francisco para nos ver ensaiar, mas ficou totalmente calado o tempo todo. O que tocamos não causou impacto. Parecia que tínhamos desperdiçado a chance de conseguir um bom negócio."
Jonny Z estava apático por uma razão compreensível. O homem forte da Megaforce encontrou o Testament em 27 de setembro de 1986. Foi nesse dia que faleceu Cliff Burton, ex-baixista do Metallica. De acordo com a matéria publicada pela Metal Hammer, Jon ficou sabendo da morte assim que desembarcou em San Francisco.
Cliff Burton gravou os três primeiros discos de estúdio do Metallica. O baixista, que tinha 24 anos, morreu em um acidente com o ônibus da banda, ocorrido na Suécia, durante a turnê de divulgação de "Master of Puppets".
No fim das contas, o Testamente assinou o contrato com a Megaforce e Jason Newsted se juntou ao Metallica. E o dia 27 de setembro ficou marcado, por diferentes razões, nas histórias de duas das maiores bandas do Thrash Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps