A técnica adotada pelo Heavy Metal que o Kiss já usava desde o começo, conforme Gene Simmons
Por Bruce William
Postado em 16 de dezembro de 2024
É consenso que Tony Iommi seja o nome mais lembrado quando se fala em afinação baixa na guitarra, já que o guitarrista do Black Sabbath literalmente criou um novo gênero - ou ao menos foi um dos principais criadores - ao adotar a técnica, após sofrer um acidente que decepou parte dos dedos que usa para pressionar as cordas da guitarra.
Kiss - Mais Novidades
Como não podia deixar de ser, Gene Simmons também afirmou que o Kiss desde o começo também usou esta prática. Mas diferente de Iommi, que fez isso por limitações físicas, o Kiss teve outra motivação: proteger as vozes dos membros durante suas apresentações teatrais e exigentes.
"Vivíamos correndo no palco com saltos plataforma de sete a oito polegadas. O peso e o esforço físico do show nos deixavam sem fôlego. Não sei se você viu algum de nossos shows lá no começo, toda aquela movimentação, as idas e vindas. Era uma performance que exigia muito em termos físicos. E você ainda estava cantando em tom alto", disse Gene durante em entrevista ao Zak Kuhn Show, com transcrição do Ultimate Guitar.
Prossegue Simmons: "Então percebemos que quando a gente afinava em A440, coisa que músicos vão entender, nossas vozes começavam a falhar", disse, explicando que, para resolver o problema, a banda passou a afinar meio tom, algum tempo depois, um tom inteiro abaixo. Essa decisão permitiu que as notas mais altas fossem alcançadas sem tanto esforço e ainda deu um peso adicional ao som do Kiss. Simmons enfatizou que o foco era a preservação vocal, mas reconheceu o impacto da escolha na sonoridade geral.
Ao refletir sobre o legado do Kiss nesse aspecto, Simmons concluiu: "Bem, não apenas começamos a fazer isso antes de existir algo chamado 'Metal' ou o movimento de Seattle, nós fizemos isso apenas para poupar nossas vozes. E então isso se tornou algo comum. Então, quando você ouve Metallica e todos os outros, eles estão com a afinação mais baixa porque soa mais encorpado e pesado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"

15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
Tommy Thayer, do Kiss, elogia o presidente Donald Trump
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
O lendário guitarrista que criou mais riffs do que qualquer outro, segundo Gene Simmons


