A respeitosa opinião de Bono sobre os Ramones; "De repente, foi o fim do Rock Progressivo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2025
Fundada na primeira metade dos anos 1970, a banda Ramones é uma lenda do Punk Rock. Com sua sonoridade cru, enérgica e direta, o grupo nova-iorquino conquistou uma legião de admiradores, e um deles é bastante popular no mundo da música: trata-se de Bono, vocalista da banda U2.
U2 - Mais Novidades
O Ramones foi muito importante para a existência do U2, como aponta artigo escrito por Bono, publicado no site da revista Time. O cantor irlandês relembrou:
"Quando formamos a banda, Adam [Clayton, baixista] e eu tínhamos 16 anos, Edge [guitarrista] tinha 15 e Larry [Mullen Jr., baterista] tinha 14, e éramos fãs dos Ramones. Eles meio que pararam o mundo por tempo suficiente para bandas como U2 e outras entrarem. De repente, foi o fim do Rock Progressivo e do virtuosismo sobre a melodia, o fim dos intermináveis solos de guitarra e da banda de Rock como escola de música. Essas eram todas as coisas que impediam você de entrar no trem quando era criança se não tivesse ido para a faculdade de música."
No mesmo artigo, Bono relatou que fez uma "gambiarra" para conseguir aparecer na televisão. E os Ramones, mesmo que de forma indireta, colaboraram.
"Em um dos nossos ensaios, fomos visitados por um diretor de TV famoso que ia nos dar uma chance nas ondas nacionais. Estávamos brigando em nossa garagem sobre como nossas próprias músicas deveriam terminar, ou começar, ou mesmo quais meios elas deveriam ter quando esse diretor de TV viesse nos ver. Então, tocamos duas músicas dos Ramones quando ele chegou e dissemos que eram nossas, e ele achou isso incrível. Quando fomos ao programa de TV, tocamos duas de nossas próprias músicas, e eles não perceberam. Então essa é nossa primeira dívida."
Bono falou sobre a influência dos Ramones na matéria divulgada pela Time. O vocalista também apontou alguns detalhes que transformaram o grupo de Punk Rock em algo único.
"Esta foi a melhor banda de Punk Rock de todos os tempos, porque eles realmente inventaram algo. Havia grandes bandas como Stooges e MC5, mas acho que eles ainda eram bandas de Blues. Os Ramones foram, na verdade, o começo de algo novo. Eles defendiam a ideia de fazer suas limitações trabalharem para você. No jargão cinematográfico, eles seriam ‘uma situação pura’. Eles falavam como andavam, como soavam no palco. Tudo se somava. É preciso uma inteligência extraordinária para descobrir isso."
Para Bono, os Ramones não influenciaram apenas o Punk Rock. Na opinião do frontman do U2, o som "simples" feito por Joey e seus camaradas contribuiu até mesmo com o Hip-hop.
"Este foi um momento muito importante nos últimos 25 anos, porque de repente a imaginação era o único obstáculo a ser superado. Qualquer um podia tocar esses quatro acordes. É por isso que o Hip-hop decolou, porque você não precisa ser um virtuoso, você só precisa ter um ótimo gosto. Você tem que ser capaz de ouvir mais do que tocar. De repente, a pegada se torna mais importante do que o alcance. De repente, um bando de crianças do lado norte de Dublin que nunca teriam tido a chance de entrar no carrossel musical o viu parar por tempo suficiente para pular. Nós éramos uma banda antes de podermos tocar. Nós formamos nossa banda em torno de uma ideia de amizade e espírito compartilhado. Esse era um conceito absurdo antes dos Ramones."
O U2 gravou um cover de "Beat on the Brat", dos Ramones, para o tributo "We're a Happy Family". Joey, falecido em 2001, foi homenageado pela banda irlandesa na música "The Miracle (Of Joey Ramone)", que abre o álbum "Songs of Innocence" (2015).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
"Nunca contratei um amigo para o Megadeth", diz Dave Mustaine
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal


Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
O cantor que Bono disse que ninguém conseguiria igualar; "ninguém podia ser como ele"
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
U2 mandou caixa de cerveja Guinness pro alcoólatra Slash


