A atitude Punk de Johnny Ramone num show dos Beatles que moldou o repertório do Ramones
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2025
O nome dos Ramones, como muitos sabem, nasceu de uma curiosa ligação com os Beatles. Paul McCartney, lendário vocalista e baixista dos Fab Four, costumava se hospedar em hotéis sob o pseudônimo de Paul Ramon. Inspirados por essa história, os integrantes adotaram o sobrenome Ramone e batizaram sua banda com ele. Assim, Jeffrey virou Joey Ramone, John tornou-se Johnny Ramone, Douglas virou Dee Dee Ramone e Thomas assumiu o nome de Tommy Ramone.
Ramones - Mais Novidades
Formado em 1974 o grupo, batizado então Ramones, se tornou um dos pilares do Punk Rock, influenciados por gêneros como Surf Rock, Rock And Roll e Rockabilly. Apesar do estilo rebelde, a admiração pelos Beatles era clara e se manteve sempre em alta. Marky Ramone, por exemplo, que se juntou à banda mais tarde, relembrou: "Quando eu tinha oito anos, os Beatles estavam na televisão. Minha mãe me chamou: 'Venha aqui na sala ver isso!' Larguei meus soldados de brinquedo e fui. Foi aí que comecei a querer tocar bateria. Foi Ringo quem me inspirou."
Mas nem sempre os Beatles foram unanimidade dentro da banda. Johnny, quando tinha apenas 16 anos de idade, esteve no lendário show dos Beatles no Shea Stadium em 1966. Mas ele não foi lá como um fã típico. Ele levou um saco de pedras e passou boa parte da apresentação tacando nos músicos. Richard Adler, um amigo que o acompanhou, contou: "John era fanático pelos Rolling Stones e adorava The Who, Yardbirds e Iggy Pop. Nós fomos assistir aos Beatles, e ele levou um saco de pedras e jogou a noite toda. É incrível que ninguém tenha se machucado! Aquelas pedras eram do tamanho de bolas de baseball."
Embora a atitude fosse típica de um delinquente juvenil, o show deixou uma marca em Johnny. Inspirado pela breve apresentação dos Beatles no Shea Stadium, ele concluiu que o ideal para os Ramones seria tocar sets curtos e intensos: "Se os Beatles tocaram por meia hora no Shea Stadium, os Ramones deveriam tocar apenas 15 minutos. No início, nosso repertório tinha 15 minutos. Você coloca seu melhor material e deixa as pessoas querendo mais."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
A ligação entre Ramones e Anthrax, de acordo com o guitarrista Scott Ian
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram


