De onde Joe Cocker tirou a ideia de tocar "air guitar" na apresentação de Woodstock
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2025
Joe Cocker, um dos grandes nomes do rock dos anos 1960, ficou conhecido por sua voz rouca e potente, além de suas performances intensas e repletas de movimentos expressivos. Sua interpretação de "With a Little Help from My Friends" dos Beatles no Woodstock de 1969 marcou a história, não apenas pela força vocal, mas também pela energia explosiva e gestos que pareciam uma versão improvisada de "air guitar".
Em uma entrevista de 2012 ao Broward-Palm Beach New Times, resgatada pelo Grunge.com, Cocker revelou que seus movimentos de palco nasceram de uma frustração. "Eu nunca toquei órgão, piano ou guitarra, então era mais algo instintivo, tentando imitar os instrumentos," explicou. "Fazia isso subconscientemente. As pessoas achavam que eu estava com alguma doença, como se eu tivesse alguma paralisia." Esses gestos, que ele descreveu como naturais, confundiram o público, mas se tornaram uma marca registrada de suas apresentações.
Apesar de não ter calculado esses movimentos, eles contribuíram para o impacto de seus shows e álbuns ao vivo, especialmente nos anos 1970. Sua performance em Woodstock, repleta de energia e autenticidade, ganhou até a aprovação de Paul McCartney, autor da música que Cocker transformou em um hino emocional.
Mesmo décadas depois, sua abordagem única continuava sendo lembrada e imitada, como no famoso quadro do Saturday Night Live, em que John Belushi fazia uma paródia de Cocker. O próprio cantor achava a imitação divertida, chegando a se apresentar ao lado de Belushi em um episódio do programa.
Cocker sempre foi fiel à sua essência, algo que ele mesmo defendia: "Mantenha-se fiel ao seu coração, acredite em si mesmo e trabalhe duro." Esse espírito genuíno o transformou em um dos maiores intérpretes da música Soul e Rock, com performances que até hoje ainda mexem com a emoção das novas gerações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Você sabe tudo sobre Iron Maiden? Responda esse desafio de 30 perguntas e descubra
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
O dia em que Lady Gaga foi a show do Iron Maiden "quase sem roupa"
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
De onde Joe Cocker tirou a ideia de tocar "air guitar" na apresentação de Woodstock


