A banda que acusou outra de fazer cover seu pra tirar sarro (mas versão virou megahit)
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de janeiro de 2025
Por trás da famosa versão de "Africa" feita pelo Weezer, há uma história que mistura ironia, sucesso inesperado e relações tensas. Steve Lukather, guitarrista do Toto, revelou em entrevista recente ao programa New & Approved, de Matt Pinfield (via Loudwire) como vê a iniciativa da banda liderada por Rivers Cuomo.
Embora a versão tenha se tornado um hit e revigorado o interesse por ambas as bandas, Lukather questiona o entusiasmo de Cuomo pela música. "Não sei se ele amava a canção de verdade", disse. Para o guitarrista, o cover parece ter começado como uma piada. "Acho que ele fez para tirar sarro, e acabou explodindo na cara dele. Agora ele tem que tocar isso toda noite!" Apesar da crítica inicial, Lukather admite que a iniciativa foi benéfica para os dois grupos: "Foi bom para eles, foi bom para nós. Deus abençoe."
Comparando o cuidado minucioso do Toto na produção original de "Africa" com a abordagem do Weezer, Lukather comentou: "Nossa música tem tantas nuances. Passamos muito tempo meticuloso nela. Esses caras montaram isso em uma tarde." Apesar do tom de desaprovação, o sucesso da faixa mostra que, mesmo com uma produção rápida, o impacto cultural da música permanece forte.
A ideia de gravar "Africa" surgiu de uma interação no Twitter, quando um fã sugeriu que o Weezer "abençoasse as chuvas na África", referência à letra icônica da canção. Inicialmente, a banda respondeu com um cover de "Rosanna", outro sucesso do Toto, mas a insistência dos fãs levou à gravação de "Africa".
A versão rapidamente conquistou o público, tornando-se o primeiro hit do Weezer na Billboard Hot 100 desde 2009 e alcançando o topo do ranking de músicas alternativas em 2018.
A interação entre as bandas não se limitou à música. O tecladista Steve Porcaro, do Toto, participou de uma apresentação do Weezer no programa Jimmy Kimmel Live. Em resposta, o Toto gravou um cover de "Undone – The Sweater Song", uma das faixas mais populares do Weezer.
Apesar dessas colaborações públicas, Lukather sugeriu que as tentativas de aproximação não fluíram como esperado: "Tentei ser amigável com ele [Cuomo], mas ficou estranho. Não quero entrar em detalhes, mas paz e amor."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps